Regras de boas maneiras para apreciar o Hanabi

0
2852

Tem regras de boas maneiras para ir ao Festival de Fogos de Artifício? Sim, o Hanabi é um evento em que milhares de pessoas se reúnem para apreciar a queima de fogos. No local também são disponibilizados barracas com uma grande variedade de comidas e bebidas. Estamos no verão e o calor é demais também a  noite, portanto devemos tomar todos os cuidados para evitar a desidratação. Respeitar as regras de boas maneiras é imprescindível  para que todos possam harmoniosamente com segurança e conforto, apreciar o evento.

 Vai ao Hanabi hoje? Então esteja preparado e informado!
Conheça as regras de boas maneiras para apreciar o Hanabi

Para ir ao local

  1. Primeiro, consulte a previsão do tempo. Chuvas repentinas podem causar transtornos, pessoas podem se machucar ao tentarem se proteger das chuvas.
  2. Leve o estritamente necessário. Documentos, dinheiro, toalha, leques, repelentes de pernilongos, água, lanterna (na volta, poderá estar escuro demais), sacos plásticos (colocar o seu lixo, proteger sua câmera se chover). Muito cuidado ao transportar aparelhos celulares, é muito comum as pessoas derrubarem sem perceberem.
  3. Não utilize carro para locomover-se
    Além de poucos locais para estacionar, um grande congestionamento após o evento poderá trazer transtornos para todos os participantes e moradores locais. Procure deixar o carro em um estacionamento próximo a uma estação de trem. Vá de trem, ônibus, bicicleta, a pé. Utilizar calçados apropriados, evitando salto alto.
  4. No caso de levar crianças
    Não se afaste das crianças que facilmente se perderão na multidão. Com a escuridão também podem se machucar com facilidade. Por isso, quando estiver com as crianças, não desgrude o olho. É muito importante. Se forem muito pequenos, é sempre aconselhável, deixar preso na roupa da criança, um crachá com nome, assim, caso for levado ao local designado para pessoas perdidas, ajudará na identificação rápida.
  5. Se for com a família ou grupo de amigos
    É natural que num ambiente aberto e com muitas pessoas, acabemos nos perdendo do grupo que acompanhamos. Antes de iniciar, marque um local fixo para todos se encontrarem caso fiquem perdidos ou na hora de ir embora.
  6. Animais de estimação
    Não leve animais de estimação aos locais de hanabi. Muitos podem se assustar com o barulho, e acidentes podem acontecer.

No local do evento

  1. Assistência e emergências
    Ao chegar no local, procure primeiro saber onde estão localizados os banheiros públicos, a tenda de atendimento emergencial médico, os postos policiais, além de verificar outras saídas de emergência se for necessário. Procurar depois no escuro e no meio da multidão vai levar tempo e pode atrasar a assistência que necessita. Leve lanterna, após o encerramento, ficará muito escuro, e para evitar ferimentos no caminho da volta.
  2. Reserva do local
    Para as pessoas que desejarem reservar antecipadamente um espaço para apreciar o hanabi, por educação não ocupar uma área grande, de preferência 90X90cm, para dar oportunidade a todas as demais pessoas. Permanecer no local para evitar que outras pessoas ocupem o espaço e também para evitar que o vento leve o material (lona, toalha) deixado para marcar o local. Proibido utilizar pedras ou blocos para fixar as lonas utilizadas para reserva do local, poderá causar graves acidentes.
  3. Fotografias e filmagens
    Se deseja registrar o evento em fotos ou vídeos, procure um local onde não irá atrapalhar os demais visitantes, e seja seguro para realizar o seu trabalho. Mesas e cadeiras também não são recomendáveis, somente se você estiver longe ou fora da região demarcada para o público. Grandes eventos tem espaços reservados para estes profissionais. Informe-se antes.
  4. Proibido a utilização de drone (ドロ-ン doron)
    Ou quaisquer outros equipamentos pilotados por controle remoto nas redondezas da área do Hanabi para evitar que os espectadores se machuquem em eventual queda e também para não atrapalhar o trabalho dos profissionais que estarão realizando o lançamento de fogos. Se for descoberto o uso inadequado do drone no local reservado ao Hanabi, a policia será e também existe a possibilidade do evento ser cancelado por medida de segurança.
  5. Moderação no consumo de bebidas alcoólicas
    O consumo exagerado poderá levar a transtornos, quedas, inconveniências e até atritos com as pessoas ao redor. Beber com moderação. E se estiver dirigindo, NÂO BEBER!
  6. Cuidados com o fogo
    Não é permitido levar fogos de artifícios, por exemplo, para distrair as crianças. Também não é permitido a utilização do fogo, ou seja, churrascos e atividades similares. Não é permitido fumar no local.
  7. Lixo
    Todo lixo pessoal deverá ser levado para sua casa, não deve deixar no local. A colaboração de todos manterá a organização e disciplina no evento. Não é permitido também deixar o seu saco de lixo em estações de lixo de outras residências ou apartamentos, isto é crime, poderá ser punido.

Não é nada complicado. Siga as regras de boas maneiras e aproveite ao máximo o evento!

Bom Hanabi para todos!

Fonte: http://www.japan-fireworks.com/  Walker Plus 

Leia também:
Calendário de Hanabi de todo Japão
Preparativos e Dicas para quem vai fotografar Hanabi

Estas informações foram úteis? Compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA