Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

0
10588
 Wagashi, é a nomenclatura para doces japoneses. Normalmente os ingredientes são arroz e feijão. Estranho? O arroz não é o tipo que consumimos diariamente. É o arroz chamado mochigome, é mais curto e branquinho. O feijão mais utilizado para doces é o feijão azuki, porém também encontramos doces com feijão preto e feijão branco.
Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi
À direita, o mochigome, arroz utilizado para doces e outros pratos culinários. À esquerda, o arroz consumido no dia a dia.
azuki Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

Wagashi (和菓子) são doces japoneses tradicionais que normalmente são apreciados em combinação com uma xícara de chá verde . Elas são feitas de uma grande variedade de formas e consistências e com diversos ingredientes e métodos de preparação. Alguns são populares em todo o país e em todo o ano, enquanto outros só estão disponíveis regionalmente ou sazonalmente.

Pasta de feijão azuki doce (anko) é um ingrediente central em um grande número de doces japoneses. Feijão azuki cozidos são adoçados com açúcar e purê para criar quer anko liso (koshian) ou anko robusto (tsubuan). Outros ingredientes comuns para wagashi incluem bolos de arroz(mochi), farinha de arroz , agar japonês (kanten), pasta de gergelim e castanhas.

Lista de sobremesas japonesas

Mochi

mochi Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

Na culinária japonesa, mochi ou mais comumente no Brasil, moti (em japonês: 餅), é um bolinho feito de arroz glutinoso moído em pasta e depois moldado. Embora seja consumido durante o ano todo, é comido tradicionalmente no Shogatsu (Ano Novo) e em ocasiões especiais como nos nascimentos e casamentos

Durante as festas de Ano Novo, que no Japão duram vários dias, promove-se em todo o Japão o festival do mochitsuki em que o mochi é preparado e distribuído para o público. Algumas localidades ou entidades agendam o mochitsuki para o terceiro dia do novo ano.

Nesta época, muitas empresas fecham suas portas a partir do dia 28 ou 29 de dezembro, acompanhando o costume japonês de celebrar o Ano Novo em clima de festa pelo menos até o terceiro dia do Ano Novo.


anmitsu Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, WagashiAnmitsu:

Anmitsu é uma sobremesa que consistem de pasta doce de feijão (anko), bolinhos de farinha de arroz , frutas, agar em cubos kanten, e em algumas versões com sorvete ou soft cream, coberto com xarope de açúcar mascavo (Kuromitsu). de arroz)


 

amanattoArroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashiamanatto Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, WagashiAmanattō:

feijão azuki cozido ou outros feijões com açúcar  – Amanattō e nattō não estão relacionados, embora os nomes sejam parecidos


botamochi 2 botamochiBotamochi:

uma bola de arroz doce recheada com anko (ou an, feijão azuki grosso)

 


Daifuku:daifuku Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

Daifukumochi (大福餅), ou Daifuku (大福)  é um confeito japonês muito popular. Consiste de pequenas bolas de mochi(bolinho de arroz glutinoso) recheado com algo doce, geralmente anko, pasta de feijão vermelho adocicado feito de feijão-azuqui.

O daifuku aparece de diversas formas. O mais comum é ser branco, verde claro ou rosa claro, recheado com anko. Eles vêm em dois tamanhos, um com aproximadamente 3 cm de diâmetro, o outro do tamanha da palma da mão.  Quase todos os daifukus são cobertos com uma fina camada de farinha de milho ou batata para mantê-los sem grudar uns com os outros ou com os dedos. Alguns são cobertos com açúcar de confeiteiro ou cacau em pó.Atualmente temos encontrado daifuku com morango (ichigo daifuku), castanha (kuri daifuku) e outras frutas. Também personagens como Hello Kitty tem sido usados para atrair mais clientes. Daifuku, utiliza o kanji de FUKU (fellcidade), ou seja o bolinho da grande sorte e felicidade.


Dango:dango Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

Muito popular entre crianças, mas muito consumido pelos jovens e adultos. Consiste em bolinhos pequenos de mochi, geralmente espetado em um palito e recebem diversas cobertura. O molho de shoyu caramelado, sabor adocicado, é um dos mais populares. Com cobertura de anko, kinako (soja em pó), nori também são muito apreciados. Outras coberturas são encontradas dependendo da região, com miso, beni imo (batata doce roxa), etc. O espeto de bolinho de mochi pode ser grelhado ou não antes de receber a cobertura. Em algumas festividades aparecem bolinhos com cores diferentes como rosa e verde.


Dorayaki:

dorayaki Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

Uma panqueca redonda e doce recheada com anko. Variações Dorayaki modernos pode ser preenchido com outros recheios, como chantilly, creme e chá verde sabor creme. Além do tradicional anko, são utilizados também outros tipos de feijões e recheios, conforme o hábito de cada região.
O personagem Doraemon dos mangás e animes japoneses ama o dorayaki e ele tem sido uma parte da trama algumas vezes durante a série. O Doraemon é viciado em dorayaki e cai em qualquer armadilha envolvendo-a.


Hanabiramochi:sakurabiramochi Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

Um mochi rosa e branco, doce recheado com anko e uma tira de gobo (bardana) cristalizado


Ikinari dango:ikinari-dango Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

Massa cozida no vapor com um pedaço de batata-doce e anko no meio, é um confeito local de Kumamoto.


Imagawayaki (ou kaitenyaki):imagawa-yaki Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

Doce redondo de  massa recheado com anko. É feito numa forma especial para este doce. Atualmente são encontrados outros recheios, como feijão branco, chocolate, castado kurimu. Lembra um pouco o taiyaki


Kusa mochi:kusa-mochi Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

Um mochi “verde”, que contem a folha de yomogi, com um recheio de anko


Kuzumochi:kuzumochi Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

 


Kuri kinton:kurikinton Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

Uma mistura adocicada de castanhas cozidas e amassadas


Manjū:manju Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

É um doces japoneses mais populares no Brasil. São bolinhos cozidos no vapor com recheio de anko. Atualmente encontramos em diversos formatos e design.


Monaka:monaka Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

Duas bolachas com formato de concha feitas com arroz crocantes e recheio de anko. Uma variação popular moderna de monaka é preenchido com sorvete. Muito utilizado como omiyage (souvenir) adotando características de personagens de anime ou símbolos da cidade


Namagashi (生菓子):namagashi Arroz e feijão, ingredientes dos doces japoneses, Wagashi

Namagashi  são doces japoneses tradicionais que são mais frequentemente associados com wagashi. Eles são feitos de farinha de arroz e um doce de enchimento pasta de feijão, e são delicadamente moldado à mão para refletir a temporada. Namagashi são servidos no cerimônia do chá .


Shiruko (ou zenzai):

Uma sobremesa quente feita de anko em uma forma líquida,  com pequenos bolinhos de arros (mochi) ou bolinhos de farinha de arroz (dango). Muito consumido nos dias frios do inverno. Atualmente também encontramos à venda nos mercados e lojas de conveniência, a versão desidratada, sendo necessário adicionar somente água quente ou na versão em lata, encontrada nas máquinas automáticas.shiruko


Sakuramochi:sakuramochi

Sakuramochi (桜餅, lê-se Sakuramoti) é um doce japonês (wagashi) feito de mochi (bolinho de arroz) e Anko (pasta de feijão doce) enrolado com uma folha de sakura levemente salgada. O contraste entre o salgado da folha e o doce do anko resulta em um sabor interessante e apreciado.

Existem duas versões diferente, uma que lembra um crepe e outra mais cremosa que lembra um bolinho de arroz amassado com a mão.Por causa da folha de sakura, o doce possui ação bactericida, matando bactérias bucais.


Taiyakitaiyaki

Um doce japonês em formato de peixe. O recheio mais comum é o de pasta de feijão vermelho, que é feito com feijões azuki adocicados. Outros recheios comuns são os de creme, chocolate, feijão branco e queijo. Algumas lojas até vendem taiyaki com recheios de okonomiyaki, gyoza e salsicha.

O Taiyaki é feito com uma massa normal de panqueca ou waffle. A massa é colocada em um molde em formato de peixe de dois lados. O recheio é então colocado em um dos lados e o molde é fechado. Depois ele é assado dos dois lados até ficar dourado.

O Taiyaki foi feito pela primeira vez em 1909, em uma loja de doces chamada Naniwaya, em Azabu, Tóquio, e hoje pode ser encontrado em qualquer parte do Japão, especialmente em praças de alimentação em supermercados e festivais japoneses


Uirō:uiro

Doce  cozido no vapor feito de farinha de arroz e açúcar, semelhante ao mochi. A partir era Edo, foi difundido em todo o  Japão. Poderão ser encontrados como omiyage nas regiões de Odawara (Kanagawa), Nagoya (Aichi), Ise(Mie), Kyoto, Kobe, Yamaguchi,  Tokushima e Miyazaki. Lembra um pouco o doce yokan, mas tem sabor e textura diferente.

 


Warabimochi:

warabimochiTradicionalmente feito de warabi e servido com kinako e kuromitsu. Muito apreciado no verão japonês, servido gelado. É muito comum no Japão, a venda não somente nas lojas como também de forma ambulante pelas ruas. Muitos que moram no Japão já devem ter visto o caminhãozinho com alto falante tocando a música <warabi mochi, warabimochi, tsumetakute oishii> no verão. No outono, <yakiimo> vende batata doce assada em pedra.


  Yatsuhashi:

yatsuhashiFatias finas de gyūhi (mochi doce), disponível em diferentes sabores, como canela, e às vezes dobrado em um triângulo em volta de uma bola de anko. Este tipo de doce é muito  encontrado como forma de omiyage em diversas regiões do Japão, principalmente em Kyoto. A origem remota aos anos de 1600, quando eram servidos com chá.


Yōkan:youkan

Um dos wagashis mais antigos, um bloco sólido de anko, endurecido com kanten(uma espécie de gelatina),  açúcar adicional. Ele é geralmente vendido em uma forma de bloco e comido em fatias. Há dois tipos principais: neri yōkan e mizu yōkan. “Mizu” significa “água” e indica que ele é feito com mais água que o usual. O Mizu yōkan é geralmente refrigerado e comido no verão.

Embora a maioria do yokan encontrado no Japão e no exterior sejam geralmente feitos de feijão azuki, o yokan feito da pasta de feijão branco (しろあん, 白餡, shiro an) é relativamente comum. Este tipo de yokan é leitoso e translúcido com o sabor muito mais suave do que o feito com o azuki. Eles podem ser aromatizados e coloridos usando matcha (chá verde).

O yokan também pode conter castanhas raladas, caquis, feijão-azuqui adocicado, figos, batata-doce, entre outros. O açúcar pode ser substituído por mel, açúcar mascavo ou melaço para alterar o gosto do yokan produzido. Há também o shio yōkan, que usa pequenas quantidades de sal.


Gostaram destas informações? Compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA