Nihongo interessante: Qual a altura do Monte Fuji?

0
2960

Qual a altura do Monte Fuji?
A montanha mais alta do Japão, o Monte Fuji, um vulcão adormecido, é o cartão postal do arquipélago e uma das imagens mais fotografas, em todas as estações do ano.
A partir do mês de 01/Julho até 31/agosto é possível escalar a montanha sagrada. Após a inclusão no Patrimônio Mundial pela Unesco, o número de estrangeiros que escalam o Monte Fuji aumentou consideralvemente, incrementando o turismo local.

A altura do Monte Fuji é de 3,776m. Então porque a resposta é みななろ (minanaro)?

Os japoneses tem o costume de fazer trocadilhos com números para facilitar a memorização. Esta <técnica> ou forma de ler os numerais de forma diferente, cantada, é muito utilizada para comerciais, propagandas, localização, etc.

Então vamos ver por que MINANARO:

“Mi•Na•Na•Ro” = 3,776
Mi (み) de Mittsu (三つ) = 3
Na (な) de Nanatsu (七つ) = 7
Ro (ろ) de Roku (六) = 6

Interessante, não é mesmo! Agora qualquer pessoa que perguntar qual a altura do Monte Fuji, você tem a resposta na ponta da língua: lembre-se de MINANARO e faça a conversão em números!
Aproveitando vamos a mais uma curiosidade:

Sabe qual é a altura do TOKYO SKY TREE?

Resposta: MUSASHI

A altura do Tokyo Sky Tree é de 634m , ou seja,

“MU•SA•SHI” = 634
MU (む) DE MUTTSU (六つ) = 6
SA (さ) DE SAN (三) = 3
SHI (し) DE SHI (四) = 4

Você sabe porque a altura do Sky Tree é de 634m? Pela tecnologia que os japoneses dominam, a torre poderia em perfeitas condições ser mais alta ainda. A decisão do altura de 634, esta relacionada diretamente com a palavra MUSASHI.  Antigamente, a região de Tokyo, quando ainda não era capital, era dividida em vários domínios e exatamente o local onde está a torre, era denominada MUSASHI. É a mesclagem da história e do presente mostrando as diversas faces da cultura japonesa.

 Esta forma de fazer trocadilhos com os numerais é chamado de GORO AWASE.
No dia a dia do Japão encontramos muitos exemplos.

Gostaram destas dicas? Compartilhem com os amigos!

Contribuição: Mario Kazuo Murayama
Foto: Marcos Seyde

DEIXE UMA RESPOSTA