Prepare seus documentos para declaração do Imposto de Renda

0
19803

Prepare seus documentos para declaração do Imposto de Renda

Toda empresa fará o reajuste de final de ano (Nenmatsu chousei), declaração do Imposto de Renda de seus funcionários que estiverem trabalhando até o dia 31/12.
Pessoas que se desligarem antes desta data, deverão realizar a declaração por conta própria (Kakuteishinkoku) no ano seguinte de 15/02 a 15/03 nos escritórios da Receita Federal ou através da Internet.

Documentos necessários para declaração

  1. Se você trabalhou em outra empresa neste ano, deverá solicitar o GENSEN do período trabalhado com antecedência. Se trabalhou em duas ou mais empresas, deverá solicitar o GENSEN para todas estas empresas, mesmo que seja a título de arubaito.
  2. Se você paga ou pagou o KOKUMIN HOKEN, junte os comprovantes de pagamentos efetuados no decorrente ano.
  3. Se você paga ou pagou o KOKUMIN NENKIN, junte os comprovantes de pagamentos efetuados no decorrente ano.
  4. Se você paga seguro contra incêndio de sua residência. Fique atento pois receberá da empresa seguradora, o extrato anual de pagamento para efeito de declaração (entre novembro e dezembro)
  5. Se você paga seguro de vida. Fique atento pois receberá da empresa seguradora, o extrato anual de pagamento de seguro de vida para efeito de declaração.

Declaração de dependentes

  1. Se os dependentes não moram com você no Japão. Apresentar documento que comprove a ligação familiar (certidão de nascimento, casamento) devidamente traduzidos.
  2. Se os dependentes forem maiores de 16 anos e são estudantes. Providenciar o atestado de matrícula na escola ou faculdade onde estudam.
  3. Se os dependentes trabalham (arubaito, free-lancer, paato). Apresentar gensen ou informação do rendimento anual, não pode ultrapassar o valor  fixado pela receita federal, caso contrário perdem o  direito de ser dependente e deverão declarar o imposto por conta própria.

Comprovante de remessa de dinheiro

Documentos que comprovam o pagamento que você fez naquele ano voltado aos familiares não residentes, para seu custo de vida ou de educação.

  1. O comprovante de remessa deve ser emitido pelo banco e deve constar o seu nome como remetente e o nome do parente beneficiário. Quando houver vários dependentes, necessitará fazer envio de dinheiro para cada dependente, separadamente. Deverá entregar ou apresentar todos os comprovantes de remessa de dinheiro, por isso, guarde os comprovantes com cuidado.
  2. O extrato relativo ao cartão de crédito emitido pela empresa de cartão de crédito no âmbito do contrato firmado entre você e a empresa, para o uso do mesmo por um familiar não residente, e cujo pagamento do do valor gasto será feito por você (é o chamado cartão de crédito familiar). Neste caso, o extrato é tratado como um documento relativo a remessa de dinheiro para o familiar não residente, que é o detentor de tal cartão de crédito familiar.

Despesas hospitalares

  1. É possível realizar o abatimento na declaração de despesas que superarem o valor de 100,000 ienes durante um ano. Despesas com hospitais, clínicas, dentistas, remédios, internação, cirurgia, parto.
  2. São documentos para declaração todos os recibos dos hospitais e remédios, constando o nome do paciente (declarante ou dependente), nome da instituição hospitalar, data da consulta, valor, e especificação (consulta, retorno, exame, etc)
  3. A declaração de despesas hospitalares não é feita na empresa. Deverá ser feita por conta própria na receita federal entre 15/2 a 15/3 (Kakutei shinkoku).

Financiamento de casa própria

  1. Para aqueles que fizeram financiamento da casa própria deverão entregar os documentos para declaração na empresa, a partir do segundo ano de pagamento. Os documentos serão enviados pela financeira para efeito de imposto de renda. Extrato do Saldo Devedor do financiamento da construção e Extrato do saldo devedor do financiamento do terreno, formulário próprio para abatimento do imposto de renda.
  2. Aqueles que não entregarem estes documentos à empresa, deverão fazer o KAKUTEI SHINKOKU, por conta própria na Receita Federal no período de 15/02 15/03

A lista de documentos é grande. Prepare seus documentos para declaração de Imposto de Renda com antecedência. Recomendamos guardar tudo dentro de uma única pasta arquivo. Isto facilitará seu trabalho de apresentar quando solicitado na ocasião do reajuste anual. Se você se organizar, tudo será mais fácil, sem correrias, sem esquecimento.

Sugerimos utilizar o formato abaixo, coloque somente os itens que você realmente vai precisar:

Prepare seus documentos para declaração do Imposto de Renda

Link para esclarecer dúvidas: http://www.nta.go.jp/nagoya/foreigners/foreigners/atten.htm

Estas informações foram úteis? Compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA