DENCHA, trem com duplo sistema de energia

0
2334

Transporte ferrroviário no Japão

O serviço de transporte de passageiros no Japão começou em 1872 com a locomotiva a vapor que ligava a estação de Shinbashi, em Tóquio, à cidade de Yokohama, próxima da capital, criando a estrutura básica daquele que seria o sistema ferroviário nacional.

Introdução dos trens a diesel e eletricidade tornaram o transporte ferrroviário como importante meio de locomoção, nas pequenas e grandes metrópoles.  Em 2012, o sistema transportou 22,79 bilhões de passageiros. E a tecnologia também vem trazendo inovações a cada dia, não somente para o trem bala, como também para os trens convencionais.

Conheça o DENCHA (Dual ENergy CHArge train)

Um trem elétrico com duplo sistema de energia.
DENCHA, esse foi a apelido carinhoso que recebeu o modelo 819 que faz parte da próxima geração de trens apresentado pela Companhia JR Kyushu (sul do Japão) no dia 24 de agosto à mídia japonesa e que estará rodando a partir do dia 19 de outubro.

DENCHA.2

  Em linhas onde existem cabos aéreos de energia, o DENCHA utiliza o pantógrafo (dispositivo que capta a energia dos cabos elétricos) para armazenar energia em baterias e utilizar em trechos onde não existem cabos aéreos. Estes trechos seriam localizados antes de chegar na estação e outro trecho seria ao sair da estação.

03_s

DENCHA.4

Com base na utilização da energia de forma mais eficiente, o conceito principal desse projeto é contribuir para um bom futuro do meio ambiente e de todas as pessoas. Parte dos vagões são da cor azul que serve para relacionar às cores do nosso planeta reforçando ainda mais esse conceito.

Smart Door – Para porta inteligente

Para aumentar o efeito de aquecimento (inverno) e resfriamento (verão) no interior do vagão, foi colocado botão de pressão para abrir e fechar a porta.
Quando o trem chegar na estação, pressionar o botão azul e a porta se abrirá.
Se estiver no interior do vagão, para sair pressionar para sair pressione o botão azul, para fechar a porta, pressione o botão amarelo.

dencha9Para quem está acostumado a utilizar o trem em grandes cidades, poderá achar que este sistema não é uma <porta inteligente>. Mas pensando em pequenas cidades, ou no interior do Japão, a situação é diferente. Nem todos os horários tem número de passageiros que necessite a abertura de todas as portas. Neste sistema, só será aberta a porta onde entrará ou saírá o passageiro, as demais portas permanecerão fechadas. Isto contribui para manter a temperatura no interior do vagão e consumir menos energia, sem disperdiçar.

dencha11

dencha10O trajeto do DENCHA será entre as Estações de Wakamatsu e Orio (Linha Principal Chikuhō) a partir do dia 19 de outubro.

Mais informações, acesse JR Kyushu
Fonte: Yahoo Japan

Gostaram desta informação? Compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA