A incrível e belíssima arte nas tampas de bueiros no Japão

0
10302

tampas de bueirosTampas de bueiros e esgotos  [マンホールの蓋] man-ho-ru-no-fu-ta

O Japão é com certeza um país de inúmeras belezas naturais, urbanas, arquitetônicas. A arte está presente em todos os lugares, das mais convencionais dentro das galerias e museus, como também na culinária, na religião (templos e santuários), na história e nos detalhes de cada região e cada cidade.

Edifícios altos, torres, viadutos, santuários gigantescos, olhamos sempre para o alto e para os lados. E quem olha para baixo, para o chão? Já imaginou encontrar algo para apreciar também no chão?

Pois é, os bueiros japoneses vão chamar a sua atenção! Os estrangeiros que visitam o Japão, sempre reparam neste detalhe. Bonitos, criativos, originais, retratam um pouco da cultura e história deste povo.

Quando começaram a aparecer tampas estilizadas?

As artes em tampas de bueiros começaram a aparecer na década de 1980 por todo o país. Época em que caros sistemas de saneamento e esgoto ampliaram os serviços pelo arquipélago, foi autorizado às prefeituras desenharem suas próprias tampas de bueiros e esgotos. Seu objetivo era sensibilizar a população para projetos de esgoto caros e torná-los mais palatáveis para os contribuintes.

Começaram a produção de tampas de bueiros originais e estilizadas, concursos foram realizados e até uma concorrência entre as cidades para ver quem produzia obras mais bonitas. As tampas de bueiros começaram a integrar os pontos turísticos das cidades, atualmente 95% possuem desenhos e ilustrações com paisagens, flores, animais, matsuri, símbolos das cidades, história, castelos, samurais e até personagens de animes e mascotes de famosos times de futebol e basebol.

Onde encontrar tampas de bueiros atualmente?

Sociedade Japonesa de Tampões, tem uma homepage com o registro de quase todas as tampas encontradas no Japão. Também tem um registro de novas tampas estilizadas que surgem diariamente, e até uma coleção de cada província e cada cidade. Estima-se que existam cerca de 6.000 designs diferentes espalhados pelo país. E de acordo com as suas últimas descobertas, a maior categoria são árvores, seguido de paisagens, desenhos florais e pássaros – todos os símbolos que poderiam, e certamente, fez aumentar apelo local.

tokyo tampas de bueiros
Sociedade Japonesa de Tampões – http://sky.geocities.jp/usagigasi1f/

Encontramos muitos japoneses que colecionam fotos e viajam para diversos lugares com o objetivo exclusivo de registrar as diferentes tampas de bueiros. Até um jogo de cartas (kado game) foi lançado para estes fervorosos fãs. No twitter encontramos até uma comunidade que trocam informações e fotos.

 

Onde encontrar foto de coleções incríveis de tampas artísticas

Fotógrafo S. Morita tem viajado o Japão registrando tampas criativas e artísticas. Seu trabalho pode ser conferido no Flicker (nome Flickr MRSY ) O arquivo com mais de 1,400 fotos, mostram detalhes impressionantes de cada tampa. Vale a pena conferir. É um trabalho elogiado por muitos críticos no mundo inteiro.

Outra indicação para conferir mais tampas decorativas é neste site JapanVisitor.com


Algumas tampas de bueiros estilizados para ilustrar:

 

Depois que eu conheci um pouco mais sobre arte nas tampas de bueiros, confesso que fiquei curiosa para encontrar por ai. E acredito que você, vai começar a fotografas tampas de bueiros… Não é interessante!

Gostaram destas informações? Compartilhem com os amigos!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA