Guia para conhecer as variedades de Katsu

0
8997

Brasileiros de um modo geral são apreciadores de BIFE A MILANESA. No Japão encontramos algo similar. Uma das diferenças, é o tipo de farinha de rosca utilizado. No Brasil, a farinha de rosca é fina, peneirada. No Japão, ela é mais granulada, como se o pão tivesse sido ralado. Talvez por isso, o efeito mais crocante na culinária japonesa.

Quem já comeu, vai repetir outras vezes. Quem nunca experimentou, veja por que gostamos tanto de Katsu no Japão!

Guia para saborear Katsu:
Tonkatsu, chicken katsu, katsudon & Mais

Katsu é um empanado frito de carne ou frutos do mar. Katsu é um dos muitos pratos ocidentais (yōshoku) que tem sido adotados e adaptados para atender o paladar dos japoneses. Tornou-se uma parte essencial da culinária japonesa.

“Katsu” tem a mesma pronúncia de “katsu” (勝つ), que significa “ganhar” ou “ser vitorioso”. Por isso, degustar esse prato na véspera de exames escolares tornou-se tradição entre os estudantes.

tonkatsuyasanFoi servido a primeira vez, em 1895 por um restaurante de comida ocidental  Rengatei (煉瓦亭) em Guinza, Tóquio. A intenção foi oferecer uma costeleta de carne no estilo da culinária européia. Este restaurante também introduziu outros pratos ocidentais que permanecem até hoje como o OMURAISU . Este e outros pratos podem ser encontrados ainda, no mesmo endereço desde 1895- 〒104-0061 Tokyo -to Chuo-Ku Ginza 3-5-16 tel 03-3561-3882. Link 

Atualmente é preparado com carne de porco, frango, carne picada, carne bovina. É encontrado nas lojas de conveniência, lojas de bentô, restaurantes. Servido com repolho fatiado bem fino ou com arroz e curry, ou mesmo como recheio de sanduiche. Cada variedade de preparo tem um nome específico.

Tipos de Katsu


Tonkatsu

Empanado frito utilizando carne de porco. É o mais popular dentre as variedades de katsu. Normalmente servido com salada de repolho cortado fininho, da mesma forma como foi servido a primeira vez em 1895. Tonkatsu sosu (um pouco adocicado, a base de molho inglês, acúcar,etc), é um molho utilizado para regar o tonkatsu. Na província de Aichi, onde o miso vermelho (Hatcho miso) é o produto da região, podemos experimentar o MISO KATSU. É um molho feito com miso vermelho e outros ingredientes. Uma forma de apreciar o Tonkatsu no estilo oriental (wafu) é servir com DAIKON OROSHI, nabo cru ralado e negui(cebolinha). Dizem os especialistas, que ajuda a <quebrar> a gordura da fritura.


mintikatsu 3Menchikatsu メンチカツ

Empanado de carne moída de porco, bovina ou a mistura dos dois. Inicialmente foi utilizado carne picada, nos dias de hoje, a carne moída é mais prática. O modo de fazer não difere ao hamburger, porém após a fritura mantem o <nikujiru>, ou seja, suculenta.


chiken katsuChikenkatsu  チキンカツ

Frango desossado e empanado. Servido com molho tártaro, molho de tomate, molho de tonkatsu, limão, daikon oroshi (nabo cru ralado). Normalmente é utilizado o peito de frango, mas a ante-coxa também é muito apreciada.


gyuukatsuGyukatsu 牛カツ

Carne bovina empada. Seria o equivalente ao nosso <bife a milanesa>. A carne bovina é sempre mais cara, por isso o tonkatsu (carne de porco) e o chikenkatsu (carne de frango) são mais populares e encontrados nos restaurantes, lojas de conveniência.


Salmon Katsu しゃけカツ

O salmão é preparado de várias formas na culinária japonesa, em fatias, pedaços, flocos.  O Shakekatsu normalmente servido com molho tártaro, limão, molho de ervas.


Hamu Katsu ハ-ムカツ

Você não pensou em fazer milanesa com presunto? Os japoneses são craques neste assunto. Utilizando o presunto cortado fino ou grosso, prepararam empanados de diversas formas. O presunto fino permite que você coloque outros recheios junto como queijo, salada de batata, ovo, etc.


Várias maneiras de comer katsu

Katsudon  かつどん

Don, é a abreviatura de DONBURI, literalmente tigela. O alimento é colocado em cima arroz que está dentro da tigela. Se for colocado katsu, chama-se KATSUDON. Normalmente é o tonkatsu. Dependendo da região ou restaurante, poderá encontrar também katsudon de frango, presunto, carne bovina e outros.


Katsu Curry かつカレ

Katsu Kare (curry) é um prato favorito no Japão, com uma bela porção prato de arroz com saboroso kare japonês, recebem vários topping como queijo, espinafre, tonkatsu, chiken katsu, menchi katsu, linguiças, karaage, etc.


Tonkatsu Teishoku  とんかつ定食

Teishoku é uma refeição servida em uma bandeja, com um prato principal, arroz e sopa misoshiru, verduras cozidas, salada e é uma das formas mais populares para desfrutar tonkatsu. Para tonkatsu, em particular, o teishoku normalmente inclui a salada de repolho cru finamente picado e suco de limão. A costeleta de porco também é servido pré-cortada, por isso é fácil de comer com hashi, e, geralmente, é apreciado com molho tonkatsu ou misso


Katsu Bento Box - カツ弁当

Katsu sando é um simples sanduíche feito com tonkatsu na shokupan, macio e macio pão de sanduíche branca do Japão com a crosta removida. Katsu hambúrgueres também são populares, com a patty katsu substituindo a hambúrguer habitual entre dois pães.


Katsu Sando / Katsu Burger カツサンド カツバ-ガ

katsu sando 2katsu sando 3katsu sando 5katsu sando 6katsu sando 8katsu sandokatsu sando 4katsu sando 7

 

 

Katsu e todas as variedades combinam perfeitamente com diversos tipos de pães. Katsu sando, ou seja, sanduiche de katsu, é muito popular e substitui uma refeição, ou é um complemento para um lanche rápido.


Katsu congelado 冷凍カツ

Como ingrediente de bentô (marmita) ou mesmo para completar o menu de uma refeição diária, estão disponíveis no mercado, produtos congelados de katsu e todas as suas variedades. De preparo super fácil, basta colocar no forno de micro ondas e consumir. É um dos ítens que não falta no congelador dos japoneses.

katsu reitou shokuhin.2 katsu reitou shokuhin katsu reitou shokuhin3 katsu reitou shokuhin4 katsu reitou shokuhin5 katsu reitou shokuhin6 katsu reitou shokuhin7 katsu reitou shokuhin8


Dica: Lista de 599 restaurantes especializado em TONKATSU em todo Japão
Restaurantes especializados em Tonkatsu -Gurunavi (em inglês)
Gostaram destas informações? Compartilhe com os amigos também!

DEIXE UMA RESPOSTA