É assim que as crianças vão a pé para escola no Japão…

0
48054

Nas redes sociais, fotos e imagens de crianças japonesas indo a pé para a escola são virais. Em dois tempos, centenas de pessoas curtem e compartilham. Em alguns comentários encontramos citações como < Deixar uma criança sozinha ir para escola a pé? Como pode?>

Sim, em outros países, é muito comum este tipo de questionamento. Pois o sistema é diferente. No Japão, os pais e professores simplesmente não mandam as crianças para  escola a pé e sozinhas. Existe todo um sistema que sustenta este comportamento. Vamos falar um pouco sobre isto.

Quando a criança passa para o Ginásio, se residir um pouco distante, poderá ir de bicicleta. O colégio é escolhido pelo próprio aluno, podem ir a pé, de bicicleta, de trem.


Os pais não escolhem aonde o filho irá estudar.

Todos os moradores são registrados na Prefeitura da cidade onde mora. No ano anterior à entrada da criança no curso Primário (Shogakko), os pais recebem um comunicado da órgão responsável pela educação na cidade. É um aviso de que a criança deverá frequentar a Escola X. Isto, é a prefeitura que determina aonde a criança irá estudar.

Baseado em que? A cidade é dividida em regiões administrativas. Quem mora numa determinada região deverá frequentar a escola já definida para esta região. Às vezes, pode acontecer de outra escola estar mais próximo de sua residência, porém pertence à outra região administrativa, por isso não poderá frequentar esta escola próxima. Mais para frente vocês entenderão o por que.


A escola determina o itinerário da criança de casa até a escola

As crianças devem se reunir em um ponto próximo de suas residência. Este local é determinado pela escola. A partir deste ponto, em grupo as crianças se dirigirão para a escola. O horário também é determinado pela escola. Isto para evitar que todos os alunos se dirijam ao mesmo tempo para escola, atrapalhando o trânsito de pessoas e carros, e aumentando a possibilidade de acidentais de trânsito. Cada grupo tem um horário de saída do ponto de encontro.

O caminho que será percorrido pelas crianças, do ponto de encontro até a escola, é determinado pela Administração da Escola. É verificado quais os trajetos mais seguros, com menos riscos de acidentes, que possibilitam a criança transitar com tranquilidade.

As ruas percorridas pelas crianças, quando necessário, recebem placas de sinalização para orientar os motoristas, avisando para tomarem mais cuidado com a crianças. Inclusive em locais que podem ser perigosos, não é permitido a passagem de veículos durante um certo período do dia.

通学路 tsuugakuro Trajeto escolar

É assim que as crianças vão a pé para escola no Japão...

É assim que as crianças vão a pé para escola no Japão...


As crianças caminham sozinhas até a escola.

Na realidade, todas as crianças que se reúnem em um determinado ponto de encontro, são <chefiadas> pelas crianças mais velhas do grupo, com a função de HANTYO, um coordenador, lider (são crianças do quinto ou sexto ano).

Um  Hantyo segue na frente da fila e mais um Hantyo ou Fuku Hantyo (sub lider) segue no final da fila. Isto permite visualizar e acompanhar todas as crianças durante o percurso com segurança. Principalmente os alunos do primeiro ano, que facilmente se distraem no meio do caminho ou andam em passos mais lentos.

Quem determina a função de hantyo é a escola, orientando esta criança em como deve conduzir o grupo com segurança. Recebe orientação também de como atravessar ruas, semáforos e outros cuidados com veículos, como bicicletas e motos. Quando uma criança nova entra no grupo, o hantyo vai até a residência do aluno e se apresenta como líder do grupo para caminhar juntos até a escola.

É assim que as crianças vão a pé para escola no Japão...


Para atravessar faixa de pedestres ou grandes avenidas.

Em muitas escolas, os pais são encarregados de fazerem plantão em determinados pontos perigosos, como faixa de pedestre em grandes avenidas, ou cruzamento que exigem maior cuidado. É feito uma escala, e os pais (ou mães) são convocadas para este trabalho voluntário no horário da manhã, quando as crianças se dirigem à escola.

Durante os 6 anos, quando meus filhos frequentaram o Shogakko, eu fiz plantão na avenida, em dias quentes, dias gelados. O revezamento era uma vez a cada  6 semanas. A forma como é feita, depende de cada escola, da quantidade de crianças em cada bairro.

Na frente da escola, os professores também mantem revezamento todas as manhãs para garantir a segurança das crianças que estão indo para as aulas e receber os alunos com saudoso OHAYOU GOZAIMASU (bom dia).


A comunidade também ajuda na segurança

Em muitas regiões, as associações de bairros, os clubes de idosos e outras instituições voluntárias também fazem um revezamento para acompanhar ou ajudar a atravessar cruzamentos e avenidas em locais perigosos.

Lojas comerciais e empresas mantem um selo na porta, que é identificado como SOS para as crianças. Chama-se 子供の110番のいえ(kodomono hyakutoban no ie) (110 é o número que discamos para a Policia).  Ou seja, no percurso, quando a criança precisar de alguma ajuda, poderá entrar nestes estabelecimento para receber assistência.

Normalmente quando a criança entra no primeiro ano, os pais ficam muito preocupados com o fato de irem sozinhas. A polícia normalmente faz alguns eventos com pais e filhos, onde ensinam como atravessar uma avenida, uma rua, um semáforo, um cruzamento. Depois da explicação é feito um treinamento com as crianças e os pais, para que ambos estejam tranquilos e confiantes na hora de ir para a escola.


Prevenção de acidentes

Para evitar acidentes no percurso, as crianças andam em fila única. Evita também de não atrapalharem o trânsito de outras pessoas bem como bicicletas e motocicletas. Esta ordem e disciplina é que garante a segurança das crianças no trânsito até a escola.

As crianças utilizam um chapéu Amarelo, para fácil identificação pelos motoristas. Este chapéu poderá ser branco também, depende da região. Em muitas escolas da região de Shizuoka, ao invés de chapéu, utilizam capacetes. Isto porque Shizuoka é uma das regiões onde é previsto acontecer um Grande Terremoto (Tokai Jishin).

Para prevenir sequestros ou molestações de pessoas mal intencionadas, as crianças recebem orientação para fugirem, gritarem por socorro ou mesmo tocarem o apito ou o alarme instalado no landoseru (mochila escolar). O alarme normalmente tem o formato de chaveiro e a criança puxando um fio, vai ser emitido um som alto e escandaloso. Isto chamará a atenção de outros adultos ao redor para prestar ajuda, socorro ou assistência.


Treinamento de saudações.

É muito comum quando encontramos um grupo de crianças indo para a escola, nos cumprimentarem com OHAYOU GOZAIMASU (bom dia), mesmo sendo pessoa estranha a eles. O cumprimento é obrigatório e o agradecimento também, quando atravessam a rua, agradecem os motoristas que pararam o veículo para permitir a travessia.

Na realidade, a criança está aprendendo neste simples trajeto à escola, conceito de grupo, disciplina, ordem, obediência às regras, obediência às leis de trânsito, cumprimento de horários (se um acordar tarde, vai atrasar todo grupo), saudações e agradecimentos.


Curiosidade

160120173819Muitos já viram as crianças atravessando a rua com um dos braços levantados. Isto é um costume que vem do primeiro ano escolar, ou até antes, quando a criança ainda pequena, aprende a atravessar a rua. Devido à sua pequena altura, muitas vezes não fica visível ao motorista, e para chamar a atenção < Olha, estou atravessando> levantam o braço. Atualmente notamos que alguns idosos também tem este costume.


Imagem: A imagem deste artigo foi tirado da capa de uma revista periódica chamada JAPAN CLASS. É uma revista mensal que fala sobre como os estrangeiros vêem o Japão. Os mais estranham, o que mais agradam. Se vocês tiverem oportunidade, está à venda em todas as livrarias. É muito interessante!

Conseguiram entender um pouco, porque as crianças vão sozinhas a pé para escola?

Selecionamos um video do canal da Japonessica, que fala sobre 24 fatos sobre a escola japonesa. https://youtu.be/BTLowjrkq3s Esperamos que as informações sejam úteis.

Canal da Japonessica

 Estas informações foram úteis? Compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA