Naganegi, o segredo da longevidade e vitalidade dos japoneses

0
9187

Na culinária brasileira o cheiro verde (cebolinha e salsinha), alho e cebola são imprescindíveis. No Japão, alho e cebola são utilizados também como tempero, em menos escala. A salsinha japonesa (paseri), não apresenta aroma como a salsinha originária da Itália, sendo usada mais para decoração de pratos.

Cebolinha também é muito encontrado entre os ingredientes da culinária japonesa, mas o destaque é para o NAGANEGI ( ao pé da letra, seria traduzido como CEBOLINHA COMPRIDA), também conhecida como SHIRO NEGUI ou AO NEGUI  Semelhante ao alho poro ou alho porro, o NAGANEGI de origem asiática (China) é uma hortaliça utilizada há milhares de anos como alimento e também como um recurso medicinal para cuidar de doenças diversas.

De fácil cultivo, é comumente encontrado nos cultivos caseiros, em pequenas hortas e não falta no supermercado. Já reparou que a dona de casa japonesa ao fazer compras inclui sempre o naganegi na lista?

naganegui-varios-tipos-de-cortes-4Pode ser consumido cru, cozido, frito, assado, refogado, de todas as formas possíveis. Revendo a história antiga do Japão, por volta dos anos 700 (era de Nara), havia uma distinção de uso. A região de Kanto utilizava a parte branca do naganegi e a região de Kansai, saboreava mais a parte verde da hortaliça. Hoje em dia não existe tanta diferença, é consumida em todo o Japão em diversos pratos enriquecendo a refeição do dia a dia.

Beneficios

A primeira vez que vi esta hortaliça no mercado, perguntei para uma senhora japonesa, como consumir. Ela me respondeu que eu poderia utilizar no lugar da cebola e da cebolinha no preparo de qualquer prato ou salada. Também reforçou que o consumo diário fortalece o coração e prolonga a vida pois é muito saudável e rica em nutrientes.images

Hoje em dia, usamos o naganegi para quase tudo, e sempre tem plantado no vaso lá em casa. Pesquisei um pouco sobre os benefícios do naganegi, e quem sabe, vocês também aprendam a utilizar um pouco mais este trunfo da longevidade dos japoneses.

  • Tem propriedades anti-sépticas, que ajudam a estabilizar as infecções e benefícios laxantes.  Contem propriedades diuréticas.
    Reduz o risco de câncer de próstata, colon e ovário.
  • É antioxidante e ajuda a bloquear alguns danos causados pelos radicais livres. Ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.
  • Fonte de fibras dietéticas, auxilia a digestão e o metabolismo
  • Contem vitaminas e minerais: vitamina A, C e complexo B, ferro, fósforo, potássio, cálcio e a substância funcional chamada alicina, que tem a ação anti-inflamatória e fortalece o sistema imunológico, ajudando a controlar o colesterol.
Rica em vitamina B9 (ácido fólico), que ajuda o corpo a gerar novas céluas e mantem o sangue saudável para oxigenar o corpo.
Cálcio – fortalece ossos e dentes e garante o bom funcionamento dos nervos e músculos. Ajuda na coagulação sanguínea adequada.
Vitamina C – Ajuda o corpo a reparar o tecido e é necessária para a formação do colágeno.
Potássio, mineral que equilibra o PH e os níveis de água do corpo e contribui para o crescimento muscular saudável, função celebral e estabilidade do sistema nervoso.

Como cortar o naganegui

O naganegui pode ser cortado de várias formas, conforme o uso: em tiras, picadas, em rodelas, pedaços. Acompanha diversos pratos da culinária japonesa como lamen, nabe, cozidos, donburi, sopas, saladas, espetos de carnes, etc.

naganegui-varios-tipos-de-corte-2

naganegui-cortar-em-tiras-finas-3

Para conservar na geladeira, corte em pedaços menores
e acondicione em saco plástico tipo ziploc

Exemplos de uso na culinária japonesa

%e3%81%aa%e3%81%8c%e3%81%ad%e3%81%8e%e3%80%80-pratos

Algumas curiosidades. 

  • Os maiores produtores no Japão são:
    1º Chiba
    2º Saitama
    3º Ibaraki
    4º  Hokkaido
    5º Gunma.
  • Os japoneses quando consomem cru, costumam colocar numa vasilha de água por alguns minutos após cortar em tirar ou fatias, para suavizar o sabor ardido.
  • Ao preparar carnes cozidas, coloque pedaços de naganegui, ajuda a acentuar o sabor das carnes.
  • O homepage japonës Cookpad traz 82.808 receitas utilizando o naganegi – Link
  • Se o naganegui estiver com a raiz e não for consumir de imediato, poderá plantá-la na terra ou no vaso, colhendo conforme a necessidade. Ou então, cortar somente a parte da raiz e plantar em casa.

     

  • Uma forma simples de saborear o naganegui é cortar a parte branca em pedaços, mais ou menos 5 cm, e colocar numa frigideira com pouquíssimo óleo de gergelim. Para comer, poderá passar misso, molhos ou shoyu. Fica delicioso também se colocado para assar na grelha ou no carvão.

 

Estas informações foram úteis? Compartilhe com os  amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA