O que você precisa saber sobre Influenza

0
4843

Todos os anos o surto da gripe influenza leva milhares de pessoas aos hospitais. Infelizmente também são registrados casos fatais. O vírus da influenza além de altamente contagioso, sempre está em mutação.

O governo japonês estabelece alertas à população com relação à influenza:

  • O alerta (keihou, 警報) é emitido quando o número médio de pacientes atendidos por hospital ou clínica ultrapassa de 30 em uma semana.
  • O estado de atenção (chuuihou, 注意報), o número é de mais de 10 por hospital ou clínica.

 


O que é gripe influenza?

É uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Altamente contagiosa. Ocorre mais no final do outono, inverno e início da primavera.  Responsável por várias ausências ao trabalho e à escola, em casos graves leva à pneumonia, hospitalização e morte.


Sintomas

  • Febre alta e intensa (acima de 38 graus, pode durar de 3 a 5 dias)
  • Dor de cabeça e dor de garganta (irritação)
  • Suor excessivo e calafrios (sensação ou tremores de frio)
  • Tosse seca e catarro (pode perdurar mais de duas semanas)
  • Inflamação das mucosas e das vias respiratórias  (nariz obstruído e coriza)
  • Dores musculares e articulares (dores no corpo) podem durar de 3 a 5 dias
  • Mal estar e fadiga (cansaço)–pode levar mais de 2 semanas para desaparecer.

Vocábulos em japonês:

                Sintomas    Romaji                                 Japonês          
febre  netsu   熱
dor de cabeça  zutsu   頭痛
dor de cabeça  atama ga itai  頭が痛い
olhos vermelhos  ketsu maku juuketsu   結膜充血
ardor nos olhos  me no itami   目の痛み
 friagem・calafrio  okan ・samuke   悪寒・寒気
 forte mal estar  zenshin kentaikan ga tsuyoi   全身倦怠感が強い
 dor muscular  kinnikutsuu  筋肉痛
dor nas juntas  kansetsutsuu  関節通
 coriza  hanamizu    鼻水
congestão nasal  hanazumari    鼻ずまリ
 tosse  seki    咳
muco (catarro)  tan   たん
dor de garganta  nodoga itai   のどが痛い
 diarréia  gueri   下痢
dor estomacal  onaka ga itai  おなかが痛い

 

Gripes e resfriados apresentam sintomas parecidos, veja como diferenciar

influenza O que você precisa saber sobre Influenza


O que fazer quando achar que contraiu a influenza

  • Quando apresentar os sintomas, procure um médico, usando máscara. Avise na recepção que está com sintomas de influenza, para ficar em local isolado e não contaminar outros pacientes.
  • Se o diagnóstico constatar 「Influenza」, informe a empresa onde trabalha e as escolas relacionadas onde você estuda.
  • Retorno às atividades normais, inclusive o trabalho,aulas, somente após os sintomas terem desaparecidos ou liberação do médico (se necessário, solicitar atestado médico – shindansho- )

Precauções para o tratamento e repouso em casa

Se alguém da casa for contaminado, é difícil evitar por completo o contágio para outras pessoas da casa. Entretanto, tome as medidas abaixo para minimizar a possibilidade de se contagiar:

Paciente

Lavar constantemente as mãos e respeitar as formalidades de tosse.

Não tomar remédio por conta própria. Tomar a medicação receitada pelo médico até o final conforme as indicações em que foi prescrito.  Mesmo que baixar a febre, a força de contaminação da influenza não acabou, portanto há possibilidades de contaminar as pessoas que estiverem ao redor.

Ao tossir ou espirrar cobrir a boca e nariz com lenço de papel, jogar no lixo o lenço usado.

A princípio, o doente deve usar máscara, mesmo dentro de casa.

Evitar sair de casa. A doença pode agravar e há probabilidade de contaminar outras pessoas.

Deverá fazer repouso. Evitar o uso de álcool ou fumo, procurar se alimentar bem e tomar bastante líquido e descansar bem.

Pessoas que moram junto

Utilizar sempre máscara quando for dar assistência ao paciente.

Lavar constantemente as mãos sempre após dar a assistência ao paciente.

A fim de evitar a proliferação de vírus, abrir janelas periodicamente.

Se possível, dormir em quarto separado do paciente, principalmente se outros moradores forem portadores de doenças graves ou gestante, para evitar contágio.

As louças e roupas usadas pelo doente podem ser desinfetadas através da lavagem e secagem normal.

Se a pessoa que for cuidar do doente tiver uma doença crônica ou estiver grávida, consultar o médico responsável, por precaução. Dependendo do caso, o médico receitará remédios profiláticos.


Complicações da Influenza 

Como complicação possível da gripe está a pneumonia bacteriana, sinusite, otite, bronquite e outras infecções. Também pode desencadear uma piora na asma em pessoas asmáticas e piora da condição de uma pessoa com insuficiência do coração, por exemplo.

 

Saída após a recuperação

Em relação ao período de tratamento domiciliar Até o 7º dia desde que começou os sintomas, ou depois de 2 dias após a febre baixar. Contando 7 dias, depois que os sintomas apareceram, evite o possível sair de casa sem finalidade.

Mesmo que a febre passe, o potencial de contágio da influenza permanece, podendo contaminar outras pessoas. A transmissibilidade da doença é diferente de pessoa para pessoa e não se sabe exatamente quando uma pessoa perde completamente o potencial de transmitir a doença.

A maioria das pessoas recupera-se em alguns dias, apresentando somente sintomas leves. Porém, como essa doença pode se agravar em algumas pessoas, tome as precauções necessárias. A doença pode se agravar em pessoas que sofrem de diabetes, asma e outras doenças crônicas, inclusive em gestantes, crianças  pequenas e pessoas idosas.


Prevenção da Influenza

Meios de contágio

Para prevenir a doença, deverá compreender como a influenza é transmitida de pessoa a pessoa. Existem dois principais meios de contágio da influenza

(1) Infecção por gotículas
Contágio através de inalação de gotículas expelidas durante os espirros e tosses de pessoas infectadas. As pessoas num raio de cerca de 2m do espirro e/ou tosse tem alta probabilidade de se contagiar.
(2) Infecção por contato direto
Contágio através de contato direto das mãos ou através de maçanetas, corrimões e outras superfícies impregnadas de secreções contaminadas com vírus. O contágio se dá no momento que toque a boca, nariz e olhos com as mãos impregnadas de vírus. Por isso, lave as mãos frequentemente e assim reduzirá o risco de contágio através de contato direto.

Formas de prevenção

Máscaras
Ao tossir ou espirrar sem o uso de máscaras, poderá contaminar outras pessoas a sua volta, pela inalação das secreções. Por isso, na época ou região de epidemia, evite aglomerações de pessoas.

Lavar a mãos 
Nos supermercados, trens ou outros lugares públicos, como não se sabe onde os vírus podem estar impregnados, é importante que lave as mãos sempre que regressar à casa. Lave as mãos antes de preparar as refeições ou antes de qualquer serviço.
Quando for lavar as mãos, use sabão e lave inclusive o espaço entre os dedos e os pulsos, durante no mínimo uns 15 segundos. Depois, enxague as mãos com uma toalha limpa.

Gargarejo
O ato do gargarejo elimina os vírus encontrados na boca e gargante. O uso de medicamento próprio para gargarejo possui grande eficácia. (ISOJIN)
◆Como fazer gargarejo : (1)Agitar um líquido na boca movimentando as bochechas. (2)Inclinando a cabeça para cima, agitar o líquido na garganta. Gargarejar por 15 ou 20 segundos. (3) Repetir o ato de gargarejar por várias vezes.

Vacina
Vacina contra a influenza pode reduzir a incidência, minimizar os sintomas e prevenir a morte, caso seja contaminado com a influenza. Mesmo com a aplicação da vacina, há possibilidade de contrair a influenza. É importante que tome as precauções para evitar a contaminação no seu dia-a-dia.
Os hospitais e clínicas aplicam a vacina contra influenza. Fazer reserva antes pelo telefone. O valor da vacinação não é coberta pelo seguro saúde.

Tenha um termômetro em casa. Mesmo em dias normais, faça medição da temperatura. Assim, ficará mais fácil identificar uma febre inicial. Poderá fazer um controle melhor no caso de aumento da temperatura.


Fonte: Governo de Aichi, The Japanese Respiratory SocietyOrganização Mundial de Saúde,
NIID National Institute of Infectious Diseases (Japão)

DEIXE UMA RESPOSTA