Coloque um lençol na mochila de emergência! Porque?

0
8025
Coloque um lençol na mochila de emergência! Porque?
Prevenção contra desastres e catástrofes naturais -Abrigo- Mochila de emergência

Quem mora no Japão, nativo ou estrangeiro, sabe que o arquipélago está propenso para diversas catástrofes naturais como terremoto, tufão, tornado, chuvas torrenciais, vulcão, deslizamento de terras, inundações, etc.

Estar prevenido e informado é uma das obrigações para garantir a sobrevivência própria e de seus familiares em caso de emergência.

Uma das providências é a sacola ou kit de emergência. Existem modelos padrões para compor o material necessário para sua sobrevivência em um abrigo.

O que vai ser colocado, depende da necessidade de cada pessoa.
Observando noticiários pós terremoto, quando muitos desabrigados são levados aos abrigos temporários, notamos que inicialmente, há dificuldade de organizar a estrutura do local para acomodar todas as pessoas com um certo conforto e segurança.  Passados alguns dias, é providenciado material, alimentos, água, divisórias, etc.

Recomendamos colocar na sua mochila um lençol! Por que um lençol?

Primeiro, por que poderá ser utilizado para montar um ambiente onde pessoas, principalmente mulheres possam trocar de roupa com mais segurança. Privacidade tem sido um dos sérios problemas em ambientes onde muitas pessoas são obrigadas a conviver, por causa de uma emergência. Isto também acumula stress.
Tem utilidade como cortina, para demarcar o espaço que está ocupando.
No caso de ferimentos, pode ser cortado em pedaços e ser usado para ataduras e reforços.
Pode também ser utilizado para forrar o assoalho, ou o chão, quando se tem crianças pequenas, por exemplo.
Como lençol pode ser usado para se cobrir durante a noite.

Atualmente existem vários projetos para instalação de divisórias em abrigos, para garantir a privacidade e segurança dos ocupantes. Mas pode demorar um pouco até serem instalados, por isso, você mesmo deverá improvisar inicialmente.

yahoo.co.jp
Abrigo provisório após o terremoto de Higashi em março de 2011 – Fonte>yahoo.co.jp

Como curiosidade apresentamos alguns tipos de divisórias utilizadas em abrigos:

[huge_it_slider id=”7″]

Conhece outras utilidades para o lençol em caso de emergência, deixe sua sugestão nos comentários! Estas informações foram úteis?  Compartilhe com os amigos!

 

DEIXE UMA RESPOSTA