Como proceder em caso de chuva de cinzas vulcânicas

0
3408

Informações Básicas sobre como Proceder em relação as Cinzas Vulcânicas

Os Cuidados em relação as Cinzas Vulcânicas
(Chuva de Cinzas Vulcânicas)

Em japonês 火山灰 (kazanbai) – cinzas vulcânicas

・ Usar óculos de proteção (óculos comuns também são eficazes) para proteger os olhos e máscara (p/ nariz e boca), caso esteja em área afetada pelas cinzas vulcânicas (onde choveu cinzas vulcânicas). Caso não possua máscara, lenço ou toalha umedecida também são eficazes;

・ Usar chapéu sempre que necessitar sair;

・ Fazer o possível para que as cinzas não entrem no prédio (na casa), nos computadores, na ventilação, na calha e no dreno;

・ Na medida do possível ficar no interior de casas, expondo-se o mínimo possível as cinzas. Principalmente quem possui alguma doença respiratória necessitará tomar o máximo de cuidado;

・Evitar de sair, na medida do possível. Sendo que, dirigir enquanto as cinzas estão presentes no ar é prejudicial tanto para a pessoa como para o veículo;

・ Evitar de usar o telefone, a não ser em caso de urgência;

・ Ao regressar de fora (da rua), fazer gargarejos, lavar as mãos e o rosto;

・ Se a cinza entrar na vista, limpe levemente com água corrente, tomando cuidado para jamais esfregar. E, não usar as lentes de contato.


O que providenciar antes de cair a chuva de cinzas vulcânicas?

(Basicamente, os mesmos ítens providenciados no caso de terremoto e outros.)

・ Água potável e alimentos para no mínimo 3 dias;

・ Plástico filme usado para embalar alimentos (para proteger os aparelhos elétricos das cinzas);

・ Rádio portátil e pilhas de reserva;

・ Lanterna e pilhas de reserva;

・ Suficiente querosene, para o caso de usar o aquecedor a querosene;

・ Reserva de cobertor e roupas, para proteger-se do frio;

・ Material de limpeza (máscara p/ nariz e boca, vassoura, sacos para o aspirador de pó, sacos para colocar as cinzas, fitas adesivas para empacotamentos, pá, mangueira, par de luvas para trabalho “gunte”, toalha para rosto, carrinho de mão “daisha” e outros);

・ Um determinado valor em dinheiro.

・Quem tem carro, moto, bicicleta, deverá cobrir com capa própria, lençol ou coberto velho. As cinzas acumuladas são dificeis de serem removidas sem riscar o veículo, para aqueles que não tem prática neste tipo de limpeza. No caso de bicicletas, as cinzas podem acumular na engrenagem.


Os cuidados durante e após a chuva de cinzas vulcânicas

・ Fechar as janelas e portas e, colocar toalhas umedecidas nas brechas e outros das portas, para que o vento não passe com as cinzas. E se mesmo assim entrar, tape-as com as fitas adesivas.

・ Umedecer com moderação as cinzas do jardim e das ruas, para evitar que estas cinzas acumuladas no chão “levantem” no ar.

・ Colocar sacos de areia nas calhas e outros, na parte superior do telhado, para evitar o entupimento.

・ Proteger das cinzas os aparelhos como computadores e outros, sensíveis à poeira.

・ Retirar a cinza, quando esta começar a se acumular no telhado pois, a maioria dos telhados não suportam o peso de cinza umedecida acumulada com espessura de acima de 10cm.

・ Quando a chuva de cinzas parar, coloque a máscara (p/ nariz e boca), suba no telhado utilizando escada e outros, tomando bastante cuidado para não escorregar e, realize a limpeza retirando as cinzas dostelhados e das calhas.

・ Antes de entrar na casa e outros, retire o sobretudo, o casaco e a jaqueta.

・ Utilize o aspirador de pó para tirar as cinzas da roupa, para não estragar o vestuário.

・ Antes de colocar a roupa suja de cinzas na máquina de lavar roupa, balence-a e retire as cinzas.

・ Recomenda-se não colocar a roupa lavada para secar ao ar livre porém, no caso de ser inevitável, antes de guardar-la, limpe-a bem utilizando o aspirador de pó e outros, para tirar as cinzas.

・ Caso as cinzas caiam na água, espere que baixem, para usar somente a água limpa. ・ Poderá acontecer de entrar cinzas na canalização de água sendo que neste caso, deverá evitar de usar a máquina de lavar louça e lavar roupa.

・ Poderá consumir as verduras e legumes da horta porém, antes, lave-os para retirar as cinzas.


Como limpar a cinza vulcânica (chuva de cinzas vulcânicas)

・ Realize a limpeza da parte de cima para baixo, tirando o máximo possível a cinza dos cantos das salas e quartos, não se limitando a limpar somente os lugares de uso diário; ・ Use a máscara (p/ nariz e boca), para fazer a limpeza;

・ Umedecer moderadamente a cinza facilita na hora de limpar passando um pano porém, necessita tomar cuidado para não umedecer demais pois, poderá grudar e dificultar a limpeza.

・ Limpar os computadores e máquinas de precisão, sensíveis à poeira, até ter a certeza que retirou toda a cinza.

・ Limpar frequentemente também o filtro do ar-condicionado;

・ Tome cuidados ao subir no telhado pois, as cinzas molhadas são bastantes escorregadias;

・ Prestar bastante atenção para que as cinzas não entrem na encanação de esgoto e drenagem;

・ Retirar com uma pá e semelhantes as cinzas dos becos e jardins e, colocar-las nos sacos definidos pela Prefeitura Municipal;

・ Limpar manualmente, usando a vassoura de bambu e outros, as cinzas da grama e capinzal;

・ Não colocar de maneira alguma as cinzas das ruas, para escorrer nas valas (no dreno); ・ Tomar cuidado na hora de transportar as cinzas vulcânicas pois, pesam muito mais que a água;

・ Juntar e colocar organizadamente os sacos de cinzas no local definido, para não obstruir o trânsito;

・ Recomenda-se lavar o vidro frontal do carro com a água pois, poderá danificar com pequenos riscos ao limpar com um pano (tecidos) as cinzas grudadas;

・ Porém, evitar na medida do possível de usar a água pois, há os riscos d’água faltar no caso de usá-la demais nas limpezas. Também poderá ocorrer corte d’água, devido não ser possível tratar a água por causa da chuva de cinzas vulcânicas;

・ Evitar o máximo possível as atividades ao ar livre e dirigir veículos pois, as cinzas acumuladas nas superfícies poderão levantar-se no ar com o vento.

Referência: tradução de “Para Minimizar os Danos das Cinzas Vulcânicas” do Laboratório de Administração de Desastres Urbanos do Curso de Pós-Graduação de Sistemas e Engenharia de Informação da Universidade de Tsukuba e, Agência de Tecnologia, Transporte e Construção de Ferrovias do Japão.


Se precisar procurar um abrigo

Evacuação

  • Todos os municípios tem um plano de evacuação em caso de emergência. Obtenha o mapa de abrigos de sua cidade na Prefeitura. Na erupção de um vulcão, dependendo das circunstâncias, deverá deixar imediatamente o local e procurar abrigo.
  • Procure saber com antecedência, locais, mapas, roteiros para dirigir-se ao Refúgio designado pela Prefeitura Local. Verifique e atualize os itens do seu kit de emergência. Verifique também o estoque de alimentos, água e produtos de primeira necessidade, se ficar em casa.
  • A erupção de vulcão sempre vem acompanhado de tremores sísmicos, por isso, tomar os devidos cuidados na prevenção de acidentes e garantir sua segurança.
  • Procure abrigo em grupo, não vá sozinho. De preferência, desloque-se durante o dia, a noite é mais perigoso.
  • Quando a chuva de cinzas vulcânicas estiver dificultando seu deslocamento para o abrigo, procure evacuar-se em um edíficio resistente de concreto mais próximo.

Utilize roupas adequadas para procurar abrigo ou sair de casa:

Como proceder em caso de chuva de cinzas vulcânicas◆ proteção da cabeça (capacete, chapéu, boné)
◆ proteção dos olhos (óculos de mergulho, óculos com proteção lateral)
◆ proteção do nariz e boca (máscaras)
◆ proteção das mãos (luvas grossas, gunte -luvas de trabalho-)
◆ proteção dos pés (calçados seguros e resistentes, fáceis para locomoção)
◆ proteção de outras partes do corpo (manga comprida, calça comprida, toalhas no pescoço). Poderá ser utilzado capa de chuva resistente para não acumular cinzas na vestimenta.

refugio-vulcao Como proceder em caso de chuva de cinzas vulcânicas

Moradores próximos ao vulcão em erupção deverão evacuar imediatamente.

Como proceder em caso de chuva de cinzas vulcânicas
Site do governo japonês http://www.mlit.go.jp/river/press_blog/past_press/press/200701_06/070427/index.html

 

Como proceder em caso de chuva de cinzas vulcânicas
Monte Ontake coberto de cinzas após a erupção do vulcão em setembro de 2014

2149a590

Este mapa ilustra a propagação das cinzas vulcânicas nas primieras horas após a erupção do Monte Aso, em Kumamoto em outubro de 2016. Em vermelho, bastante acúmulo. Em amarelo, acúmulo de cinzas consideravelmente alto(Kumamoto, Oita). Em cinza, pequenos acúmulo (Oita, Hiroshima, Kochi, Tokushima, Okayama, Yamaguchi). Foi identificado a 320km de distância, sensível acúmulo de cinzas.

Agência Meteorológica do Japão fornece informações relacionadas a atividade vulcânica de todo Japão. Confira (em japonês) (em inglês)

 Estas informações foram úteis? Compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA