Como procurar abrigo de emergência com seu bebê

0
2970
Prevenção de Catástrofes Naturais - Abrigo de Emergência - Dicas

O que fazer quando você tiver que levar sozinha o seu bebê ou criança pequena ao abrigo de emergência em caso de evacuação devido a alguma catástrofe natural?

◆Mochila ou kit de emergência
Antes de mais nada, todos inclusive crianças pequenas devem ter sua mochila de emergência também. Crianças até dois anos de idade, tem crescimento rápido, por isso, o conteúdo deve ser revisado a cada 4 meses, ou seja, 3 vezes ao ano. O tamanho das roupas e fraudas, o tipo de alimentação e outras necessidades são diferentes para cada fase de crescimento. A partir de 2 anos, a revisão e troca de conteúdo poderá ser feita a cada 6 meses (verão e inverno).

Conteúdo da mochila de emergência: roupas, fraudas, comida, remédios, lenço úmido, toalhas. Coloque também brinquedos, para distrair a criança. Isto é importante, para não acumular stress num ambiente desconhecido, com muitas pessoas estranhas ao redor no abrigo. Não esqueça de colocar um shito, algo para forrar o chão, para deixa as crianças mais a vontade. Se for uma criança maior, poderá colocar um livro ou um caderno com lápis de cor, baralho, quebra-cabeça, etc. Nem pense em game, acabou a pilha, a criança irá ficar irritada e estressada.

O segundo passo é pensar COMO levar seu filho e a mochila até o abrigo.
Minha experiência. Morava no apartamento no terceiro andar, com duas crianças de um ano e dois anos. Como eu poderia carregar uma mochila? Sempre pensei no seguinte: se tiver que deixar o apartamento, jogaria a mochila pela janela. Desceria com as crianças no colo, e pegaria a mochila para locomover-me ao local de abrigo. Caso houvesse possibilidade, usaria o carrinho do bebê que nestas horas ajudaria a carregar o peso da mochila e também acomodaria o bebê para dormir mais tarde.

Não precisa ser desta forma. O importante é sempre pensar em várias alternativas, principalmente se você estiver sozinha com as crianças em casa.
Mas lembre-se, você também poderá estar fora de casa, num passeio, fazendo compras, e ser orientada para dirigir-se diretamente ao abrigo, sem voltar para casa. Toda mamãe ao sair de casa com seu filho, está preparada para o imprevisto (sempre carrega leite, água, toalhas, alimento, fraudas). Isto é bom, pois numa emergência terá o mínimo necessário. Acostume também a ter na bolsa, alguns sacos plásticos dobrados, para não ocupar espaço, é sempre útil.

◆O terceiro passo é AONDE ir procurar abrigo (hinanjo).
Desde já conheça todas as possibilidades de abrigos ao redor de sua moradia. Escolas, Ginásio de Esportes, Sede da Associação de bairro, enfim, são locais destinados ao abrigo em caso de emergência.
Quando fizer seus passeios, inclua também no itinerário estes locais. Assim se acostumará com o trajeto e prever possíveis obstáculos que poderá encontrar (atravessar pontes, ruas estreitas, avenidas largas, etc).
Procure locomover-se em grupo. Peça a ajuda das pessoas.

◆ Pode acontecer de não precisar sair de casa, ou retornar após o cancelamento do ALERTA de evacuação. Tenha em casa, fraudas, leite, alimentos, água, reservados também emergência, pois poderá faltar nos próximos dias, água, luz e gás, e pode acontecer do comércio demorar para abrir as portas.

Catástrofes naturais não tem hora marcada. Por isso, esteja sempre preparada para agir no momento de emergência.

É sempre bom saber:

Hinan Kankoku é um aviso para ficar atento e preparado para deixar a sua casa e procurar um abrigo público.

Hinan Shiji já é uma ordem para se deslocar para um abrigo ou refúgio imediatamente.

 

Estas informações foram úteis? Compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA