Como utilizar o celular em caso de desastres naturais

0
10850

O uso do celular é imprescindível na comunicação com os familiares após ocorrer um desastre natural, como terremoto, tsunami, erupção de vulcão, ocorrência de tornados, etc.

Até o terremoto de Hanshin Awaji (Koke) em 17 de janeiro de 1995, todos manuais de prevenção de desastres naturais, descreviam a necessidade de portar sempre moedas no valor de 10 ienes ou 100 ienes para utilizar o telefone público ou cartão de telefone. Estes eram os únicos aparelhos que funcionavam após o terremoto, uma vez que ainda tínhamos muitos problemas com serviços interrompidos das operadoras.

Após o Grande Terremoto de Higashi, em 11 de março de 2011, quando foi amplamente divulgado imagens do tsunami através do smarphone, este passou a ser um instrumento necessário também para comunicar a sobrevivência durante uma catástrofe. Também de  grande importância para assegurar os meios de comunicação em várias situações como
resgate de vítimas de catástrofes, orientação de evacuação, a operação de abrigos, e suporte para a restauração de áreas sinistradas.

Porém, aparelhos celulares dependem de bateria. Por isso, desde já, é necessário manter SEMPRE  o celular com a bateria carregada. Uma vez que um desastre natural acontece, muitas instalações elétricas são danificadas, o que não permite o abastecimento.

Quem tem carro, deve também ter o cabo para carregar a bateria do celular. Porém, se acabar a gasolina, não poderá fazer mais nada.

No mês de abril, um grande terremoto abalou o sul do Japão. Kumamoto foi a região afetada por abalos  durantes dias, semanas, e em muitas regiões  houve falta de energia elétrica. O governo liberou o wi-fi (rede local sem fio) gratuito, permitindo que a população pudesse receber notícias e se comunicar com os familiares e amigos distantes.

COMO UTILIZAR O CELULAR NUMA EMERGÊNCIA

Para que o aparelho celular realmente seja útil num momento de emergência, é necessário alguns cuidados:

  1. Manter sempre a bateria carregada, principalmente quem joga games.
  2. Motoristas devem ter no seu carro, um cabo reserva para carregar a bateria.
  3. Atualmente encontramos carregador de bateria a pilha.
  4. No home center e lojas de eletro-eletrônicos estão à venda, aparelho solar para carregar bateria de celulares e que também podem ser usados em pequenos eletrodomésticos. Ajuda bastante quando há corte de energia elétrica.
  5. Fique atento à liberação do wi-fi gratuito pelo governo em caso de desastres. Sistema chamado de 00000JAPAN (lê-se five zero Japan), pode ser usado gratuitamente e por tempo determinado pela empresa desenvolvedora. No caso de Kumamoto, o período foi de um mês. Para utilizar o serviço, no Ajustes do smatphone – Wi-Fi  selecione 00000Japan no smartphone. Assim, é possível navegar pela web, enviar mensagens pelas redes sociais como Line, Messenger ou postar no Twitter e Facebook.

00000Japan- sistema de wifi gratuito em caso de desastres naturais

 

Pronto, agora você tem o telefone celular carregado (seja com energia elétrica, pilha, aparelho solar, etc) e também o wi-fi liberado pelo governo. Por que é gratuito, não abuse. Este serviço é para casos de emergência, por isso, utilize somente o necessário para ter informações locais, comunicar-se com familiares e amigos. Deixe para atualizar redes sociais e games para outra hora. Muitos precisam deste serviço para salvamento, ajuda, evacuação, localização de desaparecidos e outros, por isso, não congestione. Libere, usando somente o necessário. É o mínimo que podemos fazer, para ajudar quem precisa.

Todas as operadoras também tem um sistema de comunicação em caso de emergência. Verifique na configuração de seu aparelho, para poder usar no momento preciso.

Não podemos contar com a possibilidade de todos nossos familiares estarem portando o celular onde estiverem. Por isso, não esqueça também de utilizar o serviço #171 da NTT para confirmar a segurança dos familiares. Este serviço pode ser acessado também pelo telefone público com moedas ou cartão.

Em primeiro lugar você  e seus familiares devem escolher um número de telefone residencial para deixar recado. Todos os membros ligarão para este número deixando o seu recado e também poderão ouvir as mensagens deixadas por todos. Máximo 10 recados. Gravação até 10 segundos. Armazenamento dois dias.

bousai-p telefone de emergencia 171 em caso de desastres naturais, catastrofes naturais

Além do 「Disque 171 para recado de emergência」, existem serviços como o 「painel de recados de emergência」 das companhias de telefone celular.

Importante: (1) tenha sempre os telefones dos familiares em outro local além do celular. Caso não possa utilizar o seu aparelho, você não terá em mãos, os números para discar e comunicar sua atual situação. Um bom lugar é a carteira, e de preferência plastificar ou deixar dentro de um saco plástico com fecho, para não ter problema de molhar em caso de chuvas fortes, inundação ou mesmo tsunami.

Importante: (2) Em caso de desastre, caso você não consiga entrar em contato com sua família, deixe previamente decidido o número de algum amigo fora da província para que todos da família possam ligar para confirmar sua segurança. Também deixe decidido com sua família um ponto de encontro em caso de desastre.
* Ligações do local onde ocorreu o desastre para locais fora são mais fáceis de completar.

Fonte: http://www.wlan-business.org/
Imagem: http://www.huffingtonpost.jp/

DEIXE UMA RESPOSTA