Flor de lótus, por que é considerada a flor sagrada do Japão?

0
6059

No Japão,  podemos apreciar a beleza da flor de lótus, na maioria dos jardins dos templos Xintoistas ou em simples plantações, no verão, entre meados de julho e meados de agosto.

Ricardo Kawamorita AZBlog

Ricardo Kawamorita AZBlog

Sobre a flor de lótus

  • É uma espécie de flor aquática, um tipo de lírio d’água. Considerado como flor sagrada. Nos ensinamentos do budismo e hinduísmo, a flor de lótus simboliza o nascimento divino, o crescimento espiritual e a pureza do coração e da mente.
  • Durante a noite, as pétalas da flor se fecham e a flor mergulha debaixo d’água. Antes do amanhecer, levantar-se novamente das profundezas e ressurgir abrindo as pétalas. Um verdadeiro espetáculo da natureza!  Por causa desse ritualismo, os egípcios antigos associavam a flor de lótus com o deus do sol Ra, porque a flor se fecha durante a noite e se abre todas as manhãs com o ressurgimento do sol.
  • É também a única planta que regula o seu calor interno, mantendo-o por volta dos 35º, isto é, a mesma temperatura do corpo humano.
  • Outra característica peculiar são suas sementes, que podem ficar mais de 5 mil anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar.

Ricardo Kawamorita AZBlog

Significado da flor de lótus

No Oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. Representa no budismo, a transformação espiritual, a superação da dor e do sofrimento do mundo físico ao alcançar a iluminação no mundo espiritual.

As raízes estão fundamentadas em meio à lama e ao lodo de lagoas e lagos. O caule vai se desenvolvendo na água lamacenta, subindo à superfície para florescer com notável beleza. O simbolismo está especialmente nesta capacidade de enfrentar a escuridão e florescer tão limpa, tão bonita e tão especial para tantas pessoas.

A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual

É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.

Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.

A flor de lótus representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó.

A flor de Lótus fechada ou em botão é um simbolismo das infinitas possibilidades do Homem, enquanto que a flor de lótus aberta representa a criação do Universo.

 

Significado das cores da flor de lótus

  • Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente,  estado de pureza total e natureza imaculada. Representada com 8 pétalas, que correspondem ao Nobre Caminho Óctuplo, um dos principais ensinamentos do Buda.
  • Lótus Azul: remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.
  • Lótus Vermelha: revela a candura e natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração, como o amor, paixão e compaixão. É também conhecida como a flor do Buda da Compaixão, Avalokitesvara
  • Lótus Rosa: apesar de muitas vezes ser confundida com a flor de lótus branca, a lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus, estando relacionada com personagens divinas, como é o caso do Grande Buda.
  • Lótus Amarela : não faz parte do budismo, mas sua cor representa o sol, energia, alegria e felicidade.

Ricardo Kawamorita AZBlog

     Recomendamos leitura :
Flores de lótus de Morikawa Hana Hasuden no Blog Japão Cultura e Turismo

   Créditos das Fotografias:

   Ricardo Kawamorita, fotógrafo de paisagens e eventos culturais
         Instagram  https://www.instagram.com/ricardokawamorita/
         Facebook   https://www.facebook.com/ricardo.kawamorita 

Gostaram destas informações? Compartilhem com amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA