O que muitos não sabem sobre o McDonald do Japão

0
33698

Guia Gourmet Japão – Fast Food – Rede McDonald

01

Em japonês sanduiche de hamburger é chamado de ハンバ-ガ- (hanbaga).
O hamburger quando servido no prato como refeição é chamado de ハンバ-グ (hanbagu).

A rede de fast food McDonald é muito popular no Japão. Alguns dos serviços oferecidos: Lojas abertas 24 horas, free wi-fi, serviço de entrega de pedidos, cupons com desconto, etc.
Vamos conhecer algumas curiosidades do McDonald do Japão.

Quando foi inaugurado no Japão?

A primeira loja foi aberta em 1971, no 1º andar da Loja de Departamentos Ginza Mitsukoshi em Tokyo. Também foi a primeira loja a ser instalada na Ásia.

Primeira loja Ginza, Tokyo - fonte Yahoo Japan
Primeira loja Ginza, Tokyo – fonte Yahoo Japan

O franchise foi aberto em 1976, em Okinawa, para atender os soldados americanos que estavam instalados na Base Militar Americana. Outra concentração do exército americano é Kanagawa. Em 1981 foi aberta em Yokohama a 300ª loja da rede. Em 1985, Tokyo abria a 500ª loja. Em Nagoya (1993) abria a 1000ª loja do McDonald. A rede contava em 2007 com 1000 instalações funcionando 24 horas.


Quantas lojas tem atualmente?

● 2011 – 3,598 lojas
● 2015 – 3,065 lojas

O Japão está em 2º lugar no ranking mundial em nº de lojas, depois dos Estados Unidos (em 2013 contava com 14,267 lojas).

Lista do número de lojas por província
Divulgado no site japonês todo-ran.com, em abril de 2015.

ranking lojas mcdonald

Interessante observar que Hokkaido tem  quase o dobro de lojas do McDonald em relação às províncias de Mie, Gifu,  Miyagi, Okinawa e Shiga. Por que será?
Tokyo, Osaka, Kanagawa e Aichi estão no topo, por coincidência ou não, também são as províncias onde encontramos maior concentração de estrangeiros residentes.

No Brasil a rede tem mais de 1.100 pontos-de-venda espalhados entre 616 restaurantes, 600 quiosques e 50 McCafés em 22 estados, além do Distrito Federal.


Procedência dos ingredientes

Praticamente todos os ingredientes são importados :

  • Carne bovina: Austrália e Nova Zelândia
  • Carne de porco: Estados Unidos
  • Bacon : Dinamarca e Alemanha
  • Frango filé e o Shaka Chicken: Tailândia
  • Chicken Nuggets: Tailândia e Brasil
  • Peixe : Estados Unidos
  • Queijo: Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e Japão
  • Café: Brasil, Colombia, Guatemala
  • Batata : Estados Unidos.
  • Pão é feito no Japão.  Farinha importada dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
  • Ovo : Japão

 


Menu do Japão

Lanches

Para atender o paladar dos japoneses, muitos lanches tiveram adaptações no tempero, nos ingredientes. Aqui é muito utilizado a carne de porco e de frango. Dentro do cardápio regular podemos citar por exemplo o TERIYAKI BURGER, carne de porco envolvida num molho de shoyu adocicado. Muito popular entre os japoneses.
Temos também o Ebi Fileo, é uma espécie de croquete recheado com bastante camarão. Tem duas variedades de empanados de frango.  O tradicional é o chicken fileo. O crispy é mais temperado, um pouco picante e mais crocante.


Bebidas

Além dos refrigerantes e sucos convencionais, encontramos também chá de dois tipos: SOUGUENBITYA, um chá japonês, tomado sem açúcar. E o chá preto, que pode ser com limão ou leite. Dentro dos refrigerantes temos também a fanta melão, e a variação com sorvete, o cream soda! Café também é servido, mas também tem a opção do café com leite, só leite, e suco de vegetais. O suco de maçã é muito apreciado pelos japoneses.

creamsoda_main_01bebidas

 


Café da manhã (asa makku)

O cardápio do café da Manhã (ASA MAKKU) tem 13 lanches regulares, de carne, frango, sausage (linguiça, carne de porco), peixe. Utiliza mais o pão do tipo English maffin, pão branco mais leve e tostado na parte interna, tornando mais crocante. Além dos lanches, também é servido o hot cake (uma espécie de panqueca) e sanduiche no prato com ovo mexido e hash poteto. Para os japoneses que não dispensam o peixe no café da manhã tradicional, o ASA MAKKU tem no cardápio aquele fish fileo com duas porções (double). E mais, quem não quer carne, encontrará a opção de queijo com presuto e ovo   (egg maffin).

cafe da manha do McDonald

Para aqueles que saíram do trabalho noturno, ou aqueles que não puderam tomar o seu café da manhã, o serviço de Asa Makku é bastante prático. O lanche e sausage maffin, custa 100ienes, o onigiri do konbini precisa de um pouco mais de moedas para pagar. E também pode ser uma opção para obentô, refeição durante o trabalho ou na escola.


Opções sazonais

Cada estação do ano ou eventos sazonais, como  o dia das Bruxas, por exemplo, são lançados lanches com tempo limitado. Aproveitam também o calendário japonês de festividades e eventos para gerar novos produtos, sempre tem novidades e novos sabores.

Por exemplo, todo ano no outono é esperado o TSUKIMI BURGER. Este lanche tem como imagem, a cerimônia de reverência e apreciação da lua cheia (TSUKIMI, literalmente <olhar /apreciar a lua cheia>) no mês de outubro, junto com diversos outros rituais e lendas da cultura japonesa. Acompanha também a série MATCHA, com bebidas, sorvetes, e sobremesas de chá verde matcha.

mac japan tsukimi baga

barista_main160907

Alguns produtos que foram lançados em curto período de tempo

pão de ikasumi (tinta de lula)

Para quem quiser conhecer o cardápio do McDonaldo do Japão >>> Link 

Canal Crazy Japan TV em Happy Setto

História do McDonald no Japão do canal Canal Crazy Japan TV

DEIXE UMA RESPOSTA