O que você precisa saber sobre Norovírus

0
9624

 Você sabia que o vômito de uma pessoa contaminada pelo norovírus pode liberar de 1 milhão a 10 milhões de novos vírus? Por isto, é considerada altamente contagiosa.

 O norovírus está em constante mutação. No final de 2016 foi detectado a predominância de uma mutação denominada GII-2型 que tem como característica, o vômito como um dos principais sintomas. Atualmente são encontrados duas versões mutantes do norovírus e variações: GI (GI.1~GI.9)e GII(GII.1~GII.22)
As autoridades japonesas estão fazendo alertas à população para que tomem medidas de prevenção. As infecções costumam ser coletivas, geralmente por consumo de alimentos contaminados preparados por pessoas infectadas ou na utilização de ingredientes impróprios. O surto acontece no inverno porque o vírus fica mais resistente no frio.

O que é  norovirus?

É um vírus causador da gastroenterite que manifesta através de vômito, diarréia, etc. É um vírus muito pequeno. É um vírus de elevado poder de contágio e aumenta no interior do intestino. É o virus causador da Intoxicação Alimentar que pode ocorrer durante todo o ano, principalmente no inverno.

Sintomas de norovírus

Esta doença geralmente tem início súbito e a pessoa infectada pode se sentir muito mal.

  • Sintomas principais: vômitos, diarréias, cólica estomacal.
  • Sintomas menos comuns: náuseas, febre baixa (na maioría dos casos com menos de 38°), calafrios, dor de cabeça, dores musculares, fatiga, mal estar.

A incubação da infecção é usualmente de 1 a 2 dias em geral, porém, o norovírus ficam nas fezes e vômitos de pessoas infectadas durante 2~3 semanas.

Podem surgir complicações, causar desidratação e agravamento de outras doenças. Crianças geralmente vomitam mais do que adultos.

Há casos em que a pessoa pode estar contaminada pelo vírus e não apresentar os sintomas, porém nesse caso, há eliminação de grande quantidade de vírus pelas fezes. E ainda, após o contágio, mesmo não apresentando mais os sintomas, durante 1~4 semanas, os vírus estarão sendo eliminados pelas fezes.

 Prevenção

 Atualmente não há vacina contra a infecção por norovírus. A melhor maneira de prevenir esta doença é adotar e manter como padrão, medidas adequadas de higiene pessoal, de higiene alimentar e ambiental.

– Lave as mãos com frequência, depois de usar o banheiro ou trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos.

– Verifique se todas as áreas e utensílios utilizadas na preparação de alimentos estão limpas e desinfetadas antes de usá-los. Lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos

– O alimento deve ser bem cozido. (O norovírus morre (eliminado) se fervido na temperatura acima de 85°C por mais de 1 minuto). . Lave todas as frutas e hortaliças (verduras, legumes).

– Quando viajar para um local em que a água possa estar contaminada, beba água mineral, sucos e refrigerantes engarrafados, de preferência com gás, e não coloque gelo.

A prevenção primordial de uma epidemia é lavar as mãos e gargarejo!

 

O que fazer ao ser infectada por norovírus

  • Procurar um médico. Comunicar escola, local de trabalho e familiares.
  • Beber muito líquido para evitar desidratação.
  • Lavar as mãos com sabão .
  • Boa alimentação e descanso.
  • Usar e lavar separado desinfetando roupas, toalhas, lençóis, talheres, pratos, copos e demais utensílios e objetos de uso pessoal
  • Limpar e desinfetar o local imediatamente após o vômito e diarréia, para evitar espalhar a doença pelo ar. Utilizar sempre máscaras e luvas na limpeza.
  • Trocar o ar do recinto várias vezes ao dia, mesmo no inverno.

 

Utilize Hipoclorito de sódio para desinfetar e limpar o local do vômito

O álcool não tem eficácia no caso de norovírus.
É recomendado utilizar o Hipoclorito de sódio.

Em japonês : JIAENSOSAN NATORIUMU
【 次亜塩素酸ナトリウム(じあえんそさんナトリウム、sodium hypochlorite)】

No Japão muitos produtos também contem o hipoclorito de sódio que podem ser utilizados em substituição à solução pura.

 

Como proceder a limpeza em caso de vômitos

1. Providenciar material: hipoclorito de sódio, saco plástico, máscara, luvas descartáveis de vinil, avental descartável, papel toalha absorvente ou jornal, uma garrafa pet de 500ml.

2. Abrir a janela para ventilar.

3. Colocar máscara, luva descartável (recomendável colocar duas, reforçando) e avental. Não permitir que outras pessoas estejam por perto. Colocar o saco plástico também reforçado dentro de uma lixeira.

4. Solução desinfetante: utilize a garrafa PET de 500ml com água + a quantidade de duas tampas de hipoclorito de sódio (ou água sanitária ou cândida). Cobrir o local com papel toalha ou  jornal. Jogar por cima a solução dissolvida de hipoclorito de sódio bem devagar.  Deixar por 1 minuto. Com a ajuda de papel toalha recolher o material, com movimento de fora para dentro e colocar no saco plástico. Não use movimentos apressados e bruscos. Remova lentamente para não espalhar o vírus.

5.  Jogue um pouco desta solução dentro do saco plástico por cima do material recolhido . Feche bem o saco plástico. Se for o caso, coloque dentro de outro saco plástico para evitar qualquer vazamento.

6. Para limpeza do assoalho, coloque papel toalha, jogue a solução e deixe por 10 minutos. Recolher e jogar dentro do saco plástico. Repetir esta operação até estar totalmente limpo. Se for carpete, mais cuidado na limpeza.

7. Jogue no saco plástico as luvas, o avental, máscara e feche bem. Jogue no lixo normal (lixo que queima)

8. Lavar bem as mãos.

Roupas contaminadas com fezes/vômito (pijamas, roupas íntimas, lençóis, etc.)
Após eliminar a sujeira, deixe as roupas de molho no desinfetante fraco por trinta minutos antes de lavá-las. Passar ferro a vapor ou usar secadora para futon também é bem eficaz.

Locais respingados com fezes/vômito.  Chão, parede, maçaneta, móveis, etc. Passar a toalha de papel molhada com solução desinfetante .

Banheiro (Vaso sanitário, pias, torneiras, banheira, maçaneta, botão descarga,etc)
Após limpar a sujeira com detergente, etc. desinfetar com solução desinfetante.

 

Tratamento

 Os Antibióticos não têm qualquer indicação, por se tratar de uma infecção viral. O tratamento dos sintomas consiste em repouso suficiente e ingestão de grande quantidade de água para repôr os fluidos perdidos, pois vômitos e diarréia podem causar desidratação. Se os sintomas persistirem ou piorarem , consulte o médico.

Como o norovírus pode ser facilmente transmitido para outras pessoas. No Japão os profissionais da saúde são obrigados por lei a relatar os casos de infecção à posto de saúde local. Essa lei também se aplica aos funcionários de escolas, programas domiciliares, creches e clínicas que fornecem alimentação, tratamento bucal ou administram medicamentos a clientes ou pacientes.

Esta doença é infectado quando a pessoa não tem resistência física suficiente, portanto, e importante descansar o suficiente. Proteger bem do frio com roupas adequadas.

Em uma pessoa saudável, os sintomas como diarréia, ânsia de vômito, dor na barriga e, às vezes, febre não superior a 38 graus centígrados costumam durar de um a dois dias, segundo o site do Ministério da Saúde. A recuperação acontece naturalmente depois desse período. Porém, os idosos com o sistema imunológico debilitado podem até morrer.

 


IMPORTANTE: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.  As informações aqui disponíveis  possuem apenas caráter educativo. 
As informações aqui contidas não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.

Fonte: Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social do Japão - Norovirus.net – Prefeitura de Shimane – National Insitute of Infections Disease
s

DEIXE UMA RESPOSTA