Kintai-kyo Bridge (錦帯橋) – Ponte de 5 arcos de madeira que atravessa o rio Nishiki. Localizada em Yamaguchi-ken na pequena cidade de Iwakuni ao pé do Monte Yokoyama. Considerada uma das três pontes mais famosas do Japão, tem  comprimento total de 175 metros e largura de 5 metros. Foi declarado  Tesouro Nacional em 1922. Recebeu duas estrelas no Guia Verde Michelin para o Japão (revista 3ª edição, 2013).

Ricardo Kawamorita Yamaguchi Iwakuni Tesouro Nacional : Kintai-kyo Bridge de Yamaguchi-ken

Breve história da ponte Kintai kyo

O Castelo Iwakuni que fica situado no topo do Monte Yokoyama foi construído pelo primeiro senhor feudal da região, Kikkawa Hiroie. Isto no ano de 1608. Muitas pontes foram construídas para atravessar o rio, porém foram sendo destruídas pelas águas das enchentes e inundações.

Kintai-kyō Bridge original foi construída em  1676. A forma de arco contínuo nasceu do desejo de reduzir o número de sustentações de madeira da ponte. Foram substituídas por pilares de pedras reforçando a sua resistência à água.

A ponte de Kintai original foi destruído várias vezes por inundações recorrentes do Rio Nishiki. A forma de arco contínuo nasceu do desejo de reduzir o número de sustentações da ponte, reforçar a sua resistência à água e garantir sua durabilidade.

Apesar de danificações por causa das enchentes, as manutenções continuaram até o período das guerras, quando foi temporariamente suspensa. Isto refletiu em graves danos após ser atingida por um violento tufão em 1950. A restauração terminou em 1953.

A reconstrução do Kintai-kyō Bridge

Em 2004, depois de 50 anos a ponte de Kintai foi totalmente reconstruída, utilizando pregos de metal pela primeira vez em quase 300 anos. Até então, sem uso de pregos, utilizando tecnologia secular, o tradicional  encaixe e montagem cuidadosa de peças ligadas com cintas metálicas. Profissionais artesãos fizeram a manutenção da ponte com técnicas que passaram de geração a geração.


O custo da obra de renovação da ponte e projeto de proteção contra inundações custou mais de 2 bilhões de ienes. Por esta razão, apesar de ser uma ponte para pedestres, é cobrado taxa de travessia.

Ricardo Kawamorita Yamaguchi. Iwakuni Tesouro Nacional : Kintai-kyo Bridge de Yamaguchi-ken

A beleza de seis tipos diferentes de madeira entrelaçadas

A parte mais interessante está na parte debaixo da ponte. É possível admirar a verdadeira obra dos artesãos japoneses em todos os detalhes. Diversos tipos de madeira são entrelaçados e montados. A keyaki japonesa e pinho são unidos para apoiar os belos arcos. Cipreste japonês é ricamente usado na passarela e corrimão da ponte, e seus suportes são feitos de cipreste, castanha, e carvalho.

Tesouro Nacional : Kintai-kyo Bridge de Yamaguchi-ken Ricardo Kawamorita
Fonte : site oficial

Tesouro Nacional : Kintai-kyo Bridge de Yamaguchi-ken Ricardo Kawamorita

Castelo de Iwakuni e outros passeios

O castelo foi demolida sob as ordens do shogunato Tokugawa em 1615, mas foi reconstruída em 1962. O castelo abriga um museu histórico. Você poderá desfrutar de uma vista panorâmica de Iwakuni da plataforma de observação no último andar da torre do castelo.  Também vale a pena visitar  o Iwakuni Choko-kan Museum. Construído durante a Segunda Guerra Mundial, na qual exibe, artefatos e documentos relacionados com a família Kikkawa. Iwakuni é também conhecido como o habitat de uma espécie rara de cobras brancas, designado como um monumento natural do Japão. Você pode vê-los no White Snake Park, a cerca de 5 minutos a pé da Kintai-kyo Bridge.

Tesouro Nacional : Kintai-kyo Bridge de Yamaguchi-ken Ricardo Kawamorita

As estações do ano

Primavera, verão, outono e inverno, todos têm sua própria beleza em Kintai-kyo Bridge.
O Parque Kikkou, que inclui a ponte e do castelo de Iwakuni, é um destino turístico popular no Japão, particularmente durante o festival da flor de cereja (sakura) na primavera e a mudança de cor do outono dos bordos japoneses ( momiji – koyo). O mais espetacular de todos é a atmosfera de verão. À noite você pode ver a Ponte Kintai iluminado a partir de um barco. Em agosto, há também fogos de artifício. Seis mil fogos de artifício colorem o céu da noite, fazendo com que os arcos da ponte Kintai reflitam nas águas, um lindo espetáculo.

Tesouro Nacional : Kintai-kyo Bridge de Yamaguchi-ken Ricardo Kawamorita

Para conhecer mais detalhadamente a arquitetura e projeto de reconstrução da ponte, visite o homepage oficial Kintai-kyo Bridge (em inglês) (em japonês)


 Fonte: http://kintaikyo.iwakuni-city.net/

Fotos: Ricardo Kawamorita

DEIXE UMA RESPOSTA