Tipos de prazo de validade no Japão: Shoumikigen e Shouhikigen

0
27838

No Japão encontramos dois tipos de prazo de validade para produtos perecíveis: SHOUMIKIGEN e SHOUHIKIGEN. Muitos confundem estas datas, inclusive os japoneses e acreditam que os produtos não poderão ser mais consumidos.

Antes de sair jogando os alimentos por ultrapassar o prazo de validade, vamos aprender a distinguir os dois tipos existentes no Japão.


SHOUMIKIGEN

賞味期限(しょうみきげん)

A Lei de Higiene Alimentar determina que o prazo de validade SHOUMIGIKEN, é o período em que o produto pode ser saboreado dentro dos padrões de qualidade determinados, dentro das condições de distribuição, armazenamento adequados. Após esta data, poderá ter seu sabor e qualidade um pouco alterado, conforme o período.

É comum encontrar etiquetas com prazo de validade de consumo (shouhikigen) com data e até o horário estipulados, principalmente em mercados, lojas de conveniência, confeitarias.

De modo simplificado, os japoneses dizem: OISHIKU TABERERU KIKAN (período em que pode ser consumido de forma saborosa). Significa que após o vencimento poderá ser consumido, mas o fabricante não garante o mesmo padrão de qualidade que saboreado dentro do prazo de validade.

Alimentos que estão com data próxima ao SHOUMIKIGEN, ou já expirou, se estiver armazenado e embalado em condições adequadas, deverá ser consumido o mais rápido possível. Nos mercados os produtos com prazo Shoumikigen expirado são retirados das prateleiras. Mas pode haver esquecimento ou falha, por isso, ao comprar, cheque sempre o prazo de validade.

Situações em que deverá ser consumido imediatamente, mesmo que ainda tenha um prazo antes da expiração :
◆embalagens que foram abertas
◆produtos que foram mantidos em locais e temperaturas inadequadas
◆alimentos descongelados uma vez

Produtos que constam o SHOUMIKIGEN:
Alimentos (embalados, ensacados, enlatados, congelados, instantâneos), bebidas, remédios, tintas, etc
Produtos que NÃO CONSTAM o SHOUMIKIGEN:
Açúcar e sal , goma de mascar , gelados

 


SHOUHIKIGEN 

消費期限(しょうひきげん)

prazo de validade, shoumikigen, shouhikigen

É o período em que os produtos poderão ser consumidos com segurança, desde que mantidos dentro dos padrões adequados de embalagem, armazenamento. Recomenda-se NÃO consumir após este prazo.

Alimentos que constam o prazo de SHOUHIKIGEN:
Pão, bento, onigiri, sanduiches, sashimi, carnes, peixes, frangos, bolos, etc.

Produtos não alimentares com prazo de SHOUHIKIGEN:
Pilhas, kairo, filme fotográfico, remédios, preservativos (camisinha), tinta de impressora, tintura de cabelo, maquiagem, etc.


Como saber a diferença?

Vamos aprender a ler o kanjiprazo de validade, shoumikigen , shouhikigen

賞味 shoumi – saborear com qualidade

消費 shouhi – consumir com segurança

 

 


Prevenindo vencimento de prazo de validade

Uma vez por semana, cheque todos os alimentos que estão na geladeira. Coloque em locais fáceis de visualizar os itens que tem prazo próximo, por exemplo na frente das prateleiras. Faça o mesmo com os alimentos congelados.

Faça uma revisão quinzenal no seu estoque de mantimentos e temperos (enlatados, farináceos, condimentos, bebidas, alimentos instantâneos).

Na caixa ou embalagem dos remédios, escreva com pincel atômico, a data de validade para facilitar o controle. Jogue fora tudo que está com prazo expirado.

Sacola de emergência. Sempre temos água e alimentos estocados para emergência em caso de desastres naturais. A cada 2 a 3 meses, troque o conteúdo, por outros itens com maior prazo de validade.

Ao fazer compras, sempre verifique o prazo de validade. Se a data estiver muito próxima, consuma o mais rápido possível. Evite estoques grandes com datas próximas do vendimento. Faça compras programadas conforme sua necessidade, para evitar desperdício.

Lembre-se que o prazo de validade somente não garante qualidade e segurança. É necessário estar devidamente embalado e adequadamente armazenado, dentro das condições estabelecidas (geladeira, freezer, locais secos e sem umidade, etc).

Estas informações foram úteis? Compartilhe com os amigos?

 

DEIXE UMA RESPOSTA