Conheça Japão: Koinobori

0
4856
Foto de Shirley Teruko

Koinobori [鯉幟]

No Japão, comemora-se o dia das crianças em duas datas específicas. Dia 03 de março, dedicado às meninas. Também chamado de Hina Matsuri [ひなまつり]

No dia 05 de Maio, comemora-se o Dia dos Meninos. Nesta época do ano, encontramos estendidos carpas coloridas [ koinobori ] nos lares que tem um menino desde o início de Abril até o final de maio.

Foto de Edson Satoshi, tirada em residencia de Mie

Este costume, aos poucos deixou de ser um costume nas famílias atuais, que geralmente moram em apartamentos, sem espaço para o hasteamento das carpas.

Além do que, esta decoração é muito cara. Em contrapartida, encontramos nas lojas, pequenos símbolos do koinobori, que podem ser decorados em ambientes internos. Além de ser uma opção mais barata, é guardado com mais facilidade, por não ocupar espaço.

Exemplo de decoração dentro de casa. Foto de Guida Suzuki, Toyohashi

Os KOINOBORI são criados como o símbolo do Dia das Crianças e consistem em uma serpentina, algumas birutas em forma de carpa e alguns itens especiais. 

 Quando uma carpa termina de subir uma cachoeira, torna-se um dragão no portão do dragão, chamado “Toryumon”. A lenda nos diz a força da carpa, a capacidade de superar obstáculos e um sucesso. É por isso que as pessoas criam carpas e rezam para o crescimento e sucesso saudáveis ​​da vida de seus filhos.

Foto de Vanderlei Okumura Aichi, Hekinan

E em muitas regiões do Japão são realizados os Festivais de Koinobori. Nos parques, rios, campos, montanhas, centenas de carpas coloridas contracenam o céu azul de Maio. Imagens de carpas “voando” enchem o coração de alegria e muita esperança.

Isto, o koinobori representa a esperança dos pais de que seus filhos cresçam fortes e saudáveis

Até o século XVII, os samurais exibiam suas armas e armaduras no Dia dos Meninos. Com o fim de terem um símbolo menos ostensivo, os plebeus urbanos mudaram esse costume e passaram a usar a imagem da carpa.

O peixe foi escolhido para representar esse ideal de coragem, força e bravura devido ao fato de o mesmo poder subir correntezas e cataratas.

Além disso, há uma lenda chinesa que diz que no final da escalada de uma queda d’água, a carpa se transforma em um poderoso dragão.

Os brasileiros residentes no Japão comemoram o Koinobori, registram em fotos os diversos festivais realizados em todo o Japão.

Foto de Koiti Kitano – Aichi, Toyota
Foto de Emi Emiko – Aichi, Kira, Waikiki Beach
Foto de Luciana Mayumi – Aichi, Anjo
Foto de Sizuca Sumi – Aichi, Nagoya
Foto de Luiz Kenzo Ishikawa – Aichi, Hekinan
Foto de Luiz Kenzo Ishikawa – Aichi, Hekinan
Foto de Luiz Kenzo Ishikawa – Aichi, Hekinan

Foto de Degaki Degaki – Shizuoka, Fuji
Foto de Elsa Magnani Paiva – Shizuoka, Fujieda
Foto de Eliza Oda – Fukui
Foto de Ricardo Uehara – Ibaraki, Shimotsuma
Foto de Eliana Taketa – Nagano
Foto de Rogerio Akira Matuoka – Mie, Komono
Foto de Edson Satoshi – Mie, Tsu
Foto de Ricardo Otani – Gifu, Tarui
Foto de Shirley Teruko – Gifu, Aikawa Mizobe Kouen
Foto de Shirley Teruko – Gifu, Aikawa Mizobe Kouen

Foto de Jaqueline Kiriu – Gunma, Ota
Foto de Leslie Tsuchiya – Gunma
Foto de Paulinho Aoki – Gunma, Ota

Foto de Paulinho Aoki – Gunma, Tatebayashi
Foto de Edison Takagaki – Shimane

Foto de Edison Takagaki – Shimane

Foto de Edison Takagaki – Shimane

DEIXE UMA RESPOSTA