Starbucks com salas de tatami em Kyoto

0
4848

 

O primeiro Starbucks do mundo com salas de tatami em Kyoto

Kyoto, a antiga capital do Japão,  tem milhares de atrações turísticas para oferecer, desde seus locais históricos, templos, santuários, construções, jardins e agora  adicionou mais um na sua lista: o primeiro café Starbucks do mundo com salas de tatami, inaugurado em 30/06/2017.

O Japão é o quarto maior mercado mundial da Starbucks, iniciou em 1996 em Tokyo e hoje conta com 1,100 lojas em todo o arquipélago.


Por que a área escolhida foi Ninen-zaka ?

A área escolhida é de grande significado cultural e histórico para a região, a loja instalada numa antiga e tradicional casa de madeira da região, mantem vivo a arquitetura local e garante a harmonia do ambiente histórico.

As duas ruas mais atraentes, atmosféricas e antigas de Kyoto são Sannen-zaka e Ninen-zaka. São pistas de pedestres suavente inclinadas em direção ao Templo Kiyomizu-dera. Pavimentada com laje e tradicionais escadarias de madeira e de pedras.

Sannen-zaka e Ninen-zaka. (zaka, utiliza o kanji de SAKA, subida, colina, encosta). Uma tradução ao pé da letra, o nome das ruas seriam: Ninen-zaka (declive de dois anos) e Sannen-zaka (declive de 3 anos). Esta rua foi construída no ano Daido 2, ou seja, ano 807.

Uma antiga lenda diz que se você tropeçar e cair, terá má sorte (ou poderá morrer) por 2 ou 3 anos, por isso todos pisam cuidadosamente os degraus das escadarias de pedra.

Ninen-zaka –  foto divulgaçao Starbucks Jp

São encontrados nesta região, shophouses tradicionais maravilhosamente restaurados,  preservando e respeitando a visão histórica oferecida pela cidade de Kyoto. São lojas de lembrancinhas típicas, produtos artesanais, aluguel de trajes tipicos, doces e guloseimas, restaurantes, casas de chá, etc.

O passeio nesta área proporciona uma volta ao passado, época em que a modernidade ainda não havia chegado à cidade, o antigo Japão.

Durante a temporada de sakura (cerejeiras) e a temporada do Koyo no outono (mudança da coloração das folhas para vermelho, laranja) são os locais mais procurados pelos turistas… em direção aos templos e parques da região.

Ninenzaka – fonte: blog.goo.ne.jp

Este caminho levará diretamente ao Templo Kiyomizu-dera, um dos templos mais populares e famosos de Kyoto (Patrimônio Mundial da UNESCO). Passagem obrigatória de todos os visitantes e turistas. Outros templos e santuários, como parques se encontram na redondeza.

Para quem não conhece o Templo Kiyomizu-dera…

Templo Kiyomizu-dera, iluminação noturna do outono, koyo -Kyoto – Foto de Matsuo Sato

Por que uma casa antiga?

A empresa Starbucks Coffe Japan Ltd., tem 32 instalações modernas em Kyoto. Pela primeira vez, decidiu por uma construção antiga, uma tradicional casa de madeira de mais de 100 anos, que um dia foi utilizada para hospedar gueixas.

Apesar de remodelada por dentro, manteve as linhas, materiais e os elementos da construção original. A parte externa também não foi quase renovada.

Entrada da loja com a marca da Starbucks no noren – fonte> https://www.modcreature.com

Na entrada não encontramos o cartaz tradicional ou luminoso do Starbucks, e sim pequena cortina de tecido com logotipo da empresa (noren), para chamar a atenção dos clientes.

Noren são cortinas tradicionais japonesas, utilizadas como divisória para separar ambiente ou cômodos, também na entrada, principalmente de estabelecimentos comerciais (lojas, restaurantes, casas de banho, pousadas. Além de proteger do sol, vento e poeira. Normalmente tem formato retangular, com uma ou mais fendas verticais, para facilitar a passagem das pessoas.

A intenção da empresa é fazer com que o cliente atravessando o Noren na entrada experimente a sensação de estar dentro de uma tradicional e antiga casa de madeira da antiga Kyoto e vivencie um pouco os elementos culturais e históricos do local.

Centenas de famosas Casas de Chá são encontradas em Kyoto. Mas nem sempre o turista estrangeiro se aventura a entrar, apesar da grande curiosidade,  muitas vezes por não conhecer os rituais da cerimônia de chá.

Mas um café do Starbucks servido numa instalação tradicional é bem interessante e fácil de entrar.


Como é o Starbucks de Ninen-zaka

Um loja de café, instalado numa casa de madeira tradicional de dois andares, com 270 metros quadrados.

No primeiro andar um balcão de bar e 3 pátios, cada um com jardins pitorescos e tsukubai (bacias de água em esculturas de pedra).

No Japão, um tsukubai (蹲踞) é uma pia fornecida na entrada de locais sagrados para que os visitantes purifiquem-se pelo ritual de lavar as mãos e pelo enxágue da boca. Esse tipo de ritual de limpeza é o costume para convidados participando de uma cerimônia do chá ou visitando uma área de templo budista.

O nome origina-se do verbo tsukubau que significa “curvar-se”, um ato de humildade.

Tsukubai são geralmente de pedra e são normalmente fornecidos com uma pequena colher, deitada acima, pronta para uso. O fornecimento de água é fornecido através de um tubo de bambu chamado kakei.(Wikipedia)

Foto divulgação do  Starbucks Coffee Japan
Starbucks Kyoto primeiro andar – fonte: psfk.com

O segundo andar está equipado com 3 salas aconchegantes com piso de  tatami, onde os visitantes sentarão em almofadas (zabuton) e deverão tirar os sapatos na entrada. O local também inclui um banco, para clientes que não conseguem sentar no chão.

matome.naver.jp. starbucks japan, tatami, kyoto,
Sala com tatami no segundo andar. Fonte> matome.naver.jp

Os atendentes não vestem kimono. Utilizam o famoso avental verde, marca registrada da empresa.

Como as regras em Kyoto são muito rígidas, não é permitido formar filas na frente da loja, restringindo o número de clientes durante as horas de pico para evitar perturbação da atmosfera tranquila da área. A loja tem acomodação para 51 pessoas.


Starbucks Coffee Kyoto Ninenzaka  (Map)
〒605-0826
Kyoto Shimogawara-Higashiiru 349 Masuyacho
Minamimon-dori Kodaiji Higashiyama-ku
tel  075-532-0601
Horário: 8:00 – 20:00pm


Fonte: Japan Times, Ninenzaka, Japan Guide, Starbucks Japan


DEIXE UMA RESPOSTA