Pensando em matricular o seu filho na creche japonesa (hoikuen)?

0
7051

 

HOIKUEN 【保育園】, creche japonesa oficialmente reconhecida (Ninka hoikusho). É uma instituição de bem-estar Infantil da jurisdição do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar. Encarrega-se de cuidar das crianças por longo tempo,  quando os pais não podem cuidar dos filhos por motivo de trabalho, etc. Poderá  deixar sob os cuidados da creche, os bebês desde  0 ano até as crianças de idade pré escolar.

Está pensando em colocar seu filho na creche japonesa?

As vagas no Hoikuen sempre foram concorridas. Após a crise de 2008, elevou-se o número de mães que entraram no mercado de trabalho para ajudar no orçamento familiar. Isto fez com que ficasse mais reduzido ainda, a possibilidade de ingressar a criança na creche.

Horário de funcionamento do Hoikuen

Você pretende trabalhar quantas horas por dia? Oito horas, 6 horas, 4 horas?
É recomendável que o local de trabalho não seja muito distante do estabelecimento da creche. A não ser que você possa se locomover de carro, a distância é o maior obstáculo para conciliar Trabalho X Creche. Isto porque o horário de funcionamento é muito limitado.

Algumas creches iniciam as 8:00h. Encontramos alguns estabelecimentos que atendem a partir das 7:00h ou 7:30h. Assim mesmo, é uma corrida até o local de trabalho, que normalmente o expediente começa 8:00h. Se começar um pouco mais tarde, melhor.

Outra grande batalha, é buscar a criança no final do dia. Normalmente o funcionamento é até 17h. Em alguns locais, tem a opção de prorrogação até 18h. Com muita sorte, poderá encontrar locais abertos até 19h. Toda prorrogação terá um custo adicional na mensalidade. Conciliar o final do seu expediente com o horário de atendimento da creche, é outro quebra cabeça.

Conheça alguns regulamentos do Hoikuen

As creches tem como regra não entregar a criança para terceiros, seja vizinho, primo, chefe. Somente o pai ou a mãe. Se você deseja que outra pessoa vá buscar a criança, deverá consultar antecipadamente a Diretora da creche. Preencher formulário autorizando e se responsabilizando ao determinar outra pessoa para buscar a criança.

ac mamae e bebeNestes estabelecimentos, quando a criança acusar febre ou se machucar, os pais são chamados imediatamente, para que o filho seja medicado devidamente. Crianças febris, com doenças como sarampo, catapora não podem permanecer na creche. Deverão ser cuidadas em casa e retornarem após a liberação do médico.

Você irá trabalhar aos sábados? Verifique o funcionamento da creche aos sábados. Se parcial ou integral, se incide em custo adicional na mensalidade. Muitas vezes, as creches pagam horas extras aos sábados para os funcionários e professores, por isso o adicional.

7943f2ba0fb7ec131d520306fcd6cbd9_sCrianças até dois anos de idade ficam em classes menores com um número maior de professoras. Devido à idade, os cuidados são maiores (alimentação, frauda, etc). E as mamães também tem muito trabalho. Todos os dias devem providenciar troca de roupas, toalhinhas, fraudas, babadores, enfim tudo que o seu bebê vai precisar para passar o dia.
E na hora de ir embora, levar as fraudas usadas de seu  filho.

Solicite o cancelamento da vaga, se desistir depois de começar a frequentar a creche, pois as cobranças de mensalidade continuarão.

Cada criança tem uma caderneta de anotações. A professora registra atividades do dia, novas palavras, algum fato importante, para que os pais possam conhecer um pouco do cotidiano da criança. Muitas vezes, é solicitado também para os pais escreverem, por exemplo, o que jantou, que horas dormiu, atividades em casa. Boa oportunidade para aprender e treinar o japonês.

Muitos avisos são entregues aos pais. Em locais onde tem tradutores e interpretes, você poderá receber a mensagem em português. Mas quando não tem, ao receber os avisos não jogue fora, não engavete. Peça para alguém ler para você e resumir o que está escrito. São mensagens importantes para a vida do seu filho na creche.

Sua participação é importante

Participe das atividades da creche. Festas, reuniões, apresentações, visitas programadas. Enfim, esteja perto do seu filho. Esforce-se para conhecer e compreender o ambiente que ele passa o dia inteiro. É a forma carinhosa de estar mais perto e mais participativo.

A sua aproximação com a pessoa que cuida de seu filho é muito importante. Converse, tire dúvidas, peça orientação. Converse bastante com seu filho também. Antes de entrar na creche é muito importante prepará-lo para um novo ambiente, novas pessoas ao redor. Assim o stress da adaptação é menor e sua preocupação também. Cumprir horários (tem horário para tudo, para comer, para brincar, para dormir, para ir ao banheiro, etc). Dividir brinquedos com outras crianças. Dividir atenção da professora com seus amiguinhos. É mundo novo.

Bom, não tem fim. Então vamos ao que interessa!

Prazo de inscrição na creche.


Novas turmas iniciam no mês de ABRIL.
As inscrições variam de cidade para cidade. Desde meados de setembro até novembro.
INFORME-SE!


Se você perder a data de inscrição, suas chances de conseguir vaga ficam muito limitadas.

O fato de se inscrever não significa que já tem a vaga. Terminada as inscrições, se houver mais interessados do que vagas, são determinados critérios para decidir quem vai se matricular. Depende de cada prefeitura o critério que pode ser por ordem de inscrição, renda familiar, distância da residência, etc. Pergunte na sua prefeitura.

Se você estiver aguardando vaga e resolveu desistir ou matricular em outro lugar  AVISE a creche e a prefeitura.

Se ficar na fila de espera, não dá para saber por quanto tempo. Poucos meses depois de entrar na creche, algumas crianças acabam desistindo por falta de adaptação, mudança de endereço, matrícula em outra instituição mais perto de casa, etc. Nestas horas, são encaixadas as crianças que estão na fila de espera.

 

Onde fazer a inscrição no Hoikuen?

Na Prefeitura procure o Setor de Creches (Hoikuen), levando os seus documentos e da criança.
Alguns formulários deverão ser preenchidos. Caso a prefeitura não tenha intérpretes, vá acompanhado de alguém que possa ler e preencher a solicitação. Informe-se antes.

Caso você tenha urgência para colocar a criança na creche.

Marque uma entrevista com o responsável da creche pretendida, levando seus documentos e da criança. Se não souber nihongo, vá acompanhado de intérprete. Explique os motivos de sua urgência e verifique se há possibilidade de ser encaixado nas turmas atuais.

As turmas com crianças até 2 anos são bem limitadas. Devido à idade, requerem mais cuidados. A partir dos 3 anos, é mais fácil conseguir vagas fora do período de inscrições. Mas isto não é regra. Atualmente as creches estão superlotadas e há fila de espera o ano todo.

Se o seu motivo for serviço, deverá apresentar o Atestado de Trabalho onde consta os dias e horários trabalhados. Se o motivo for para cuidar de familiar doente, deverá apresentar exame médico mais outros documentos que a prefeitura irá solicitar. Mesmo que ainda não esteja trabalhando, se já tem o compromisso de iniciar tão logo consiga uma vaga na creche, é importante informar o responsável na hora da entrevista.

A maioria das creches solicitam inicialmente, um período de até dez dias de adaptação da criança. Nesse caso, é importante que os pais tenham tempo disponível para acompanhar essa fase. No início, são poucas horas dentro da creche e vai aumentando gradativamente.
O programa de adaptação difere de um estabelecimento para outro. Informe-se quando fizer a consulta de vaga.

Condições para matricular na creche

Pais que trabalham e não podem cuidar dos filhos durante o dia.
Mãe grávida ou no período logo após o parto (o prazo para frequentar o Hoikuen é limitado).
Familiares doentes em casa, impossibilitando cuidar da criança em casa.

Mensalidade

(1) A mensalidade é calculada com base no valor do imposto de renda, imposto municipal da província e imposto sobre bens imobiliários referente ao ano anterior dos pais da criança. A tarifa também é definida de acordo com a idade da criança e há diferenças dependendo da região.
(2) Valores extras à mensalidade: Procure se informar quais valores extras são cobrados à parte como extensão do horário de atendimento, atendimento aos sábados
(3) Pais que tenham mais de um filho na mesma creche, poderão receber desconto na mensalidade a partir do segundo filho, informar-se na prefeitura.

Faça uma lista de dúvidas e vá a Prefeitura no setor de Creche para esclarecimentos. Leve o gensen de quem trabalha, às vezes é possível fazer o cálculo da mensalidade ou do valor próximo da mensalidade.


Leitura complementar:
Espaço Educar: Tirando dúvidas sobre creches no Japão!
Brasileiros contam suas experiências…

Este artigo escrevi para o Blog da Suriemu, contando um pouco da minha experiência e contem o relato de outras mamães.


Estas informações foram úteis? Compartilhe com os amigos!

 

DEIXE UMA RESPOSTA