Prepare-se para voltar a pé para casa após um catástrofe natural

0
3263

Aconteceu uma catástrofe natural

(terremoto, taifu, tornado, vulcão, inundação, desabamento, deslizamento, etc ).

Você está longe de casa. Trens, ônibus, metrô estão paralizados. Estradas, pontes estão intransitáveis e interrompidas. Falta luz. Sem poder utilizar os meios de transporte, inclusive o seu próprio carro, a alternativa é voltar a pé para casa.

[huge_it_slider id=”24″]


Para aquele que por exemplo trabalha na mesma cidade, não será difícil o trajeto para casa. Porém quem trabalha em regiões mais distantes, voltar para casa é um grande desafio. Para os motoristas, que já conhecem vários caminhos, talvez não tenham tanta dificuldade. O grande problema são as pessoas que se locomovem de trem, ônibus, metrô, sougei.

Antes de iniciar a caminhada

  1. Até 10 km a pé é considerado viável. Até 20 km, a cada kilometro aumentam as dificuldades, inclusive resistência física, fome, sede, cansaço.
  2. Antes de iniciar a caminhada, entre em contato com seus familiares. Informe sua intenção de voltar a pé e que não tem previsão de chegada. Assim os familiares não ficarão preocupados demais e você também poderá caminhar sem pressa. (utilize as formas de contato em caso de emergência, como 171)
  3. Aguarde a situação se acalmar. Evite caminhar enquanto os terremotos secundários ocorrerem, pois poderá se machucar com objetos lançados e vidros quebrados. O pânico também poderá gerar confusão em lugares movimentados ou com aglomeração.

Providenciar vestimenta, calçados, água, lanterna

  1. Roupas e calçados confortáveis são recomendados. Deixar no local de trabalho ou dentro do carro um par de tênis de reserva. As mulheres também podem deixar providenciado uma calça comprida ou calça de moleton.
    No inverno, um agasalho para proteger do frio e máscaras. No verão, toalhas para secar o suor. Capa de chuva ajuda bastante.
  2. Antes de sair, providencie água (ou qualquer outro tipo de líquido) e algo para comer durante a caminhada. Lembre-se que as máquinas automáticas sofrerão danos e lojas de conveniência poderão estar fechadas por medida de segurança.  Em caso de desastres naturais, algumas máquinas automáticas estão programadas para liberarem gratuitamente água, chás, cafés e refrigerantes. Porém o número é insuficiente para todas as pessoas que necessitam.
  3. Lembrando que caminhará também a noite, providencie uma lanterna. As ruas estarão sem iluminação em uma parte do trajeto. Atualmente, existem modelos de lanternas tipo pescador, colocado na testa. As lanternas penduradas no  pescoço, usado principalmente para pessoas que passeiam com animais de estimação serão úteis. Tenha pilhas de reserva.

Agasalho, toalha, capa de chuva, lanterna voltar a pé após catastrofe natural

Informações atualizadas da catástrofe e mapas

  1. Para estar atualizado e informado, deverá ter consigo um rádio a pilha ou celular (este depende dos sinais da operadora, que poderão estar afetados temporariamente).
  2. Qual o melhor rota ou trajeto para voltar para casa? É sempre bom ter um mapa. Alguns postos de gasolina tem mapa para casos de emergência. Se o celular não tiver sinal, não poderá acessar internet para checar.

mapa abrigo banheiro voltar a pé após catastrofe natural

O que você pode fazer hoje

  1. Na realidade, como prevenção de catástrofes naturais, conheça hoje o mapa e os prováveis roteiros até sua residência. Lembre-se de estar checando quando estudar este mapa, os locais onde poderão ter prováveis inundações, desabamentos, incêndios, pontes caídas.
  2. Ao estudar os mapas assinale os pontos onde tem Banheiros Públicos, Escolas, grandes parques e jardins. Caso você não possa mais prosseguir, poderá procurar um abrigo para passar a noite.
  3. O importante é não ter pressa para retornar a sua casa. Caminhar com segurança, se protegendo de eventuais quedas. Ande em grupos. Se encontrar pessoas que precisam de ajuda, estenda sua mão.

No Grande Terremoto de Higashi em março de 2011, muitas pessoas passaram a noite dentro do carro. Muito cuidado, se estiver frio demais ou calor demais, o interior do carro pode ser uma grande armadilha para sua saúde.

Muitas pessoas passaram a noite na estação de trem do Tokyo, por exemplo. Uma multidão! Em locais desconfortáveis, improvisados e até inconvenientes (tipo filas imensas para o banheiro, esgotamento do estoque de alimentos e bebidas nas lojas de conveniência ao redor, etc).

 Temos que estar preparados até para o imprevisível.

Amapa para retorno 4 voltar a pé após catastrofe naturals informações acima parecem óbvias. O conteúdo está sendo divulgado em todas as províncias, para orientar os cidadãos em caso de emergência. Esta é uma das medidas preventivas que o governo adotou após o desastre de março de 2011.

Governos, prefeituras, livrarias, até no Amazon você encontra mapas para casos de emergência em caso de catástrofes. Atualmente até aplicativos são encontrados. Lembrando que nem sempre é possível utilizar o celular.

mapa para retorno 5 voltar a pé após catastrofe natural

Pense um pouco sobre tudo isso. Procure fazer uma caminhada, ou simule, junto com um mapa, como poderia ser suas opções de trajetos mais seguros para chegar em casa.

Sites em japonês de várias províncias AQUI

O que acharam destas informações?
Se foram úteis, compartilhe com os amigos!

 

DEIXE UMA RESPOSTA