Kamou no ookusu – Canforeiro gigante de Kagoshima

0
4148
As maiores árvores gigantes do Japão

O Ministério do Meio Ambiente do Japão define como árvore gigante, toda árvore de apresentar medida da circunferência do trono acima de 3metros quando medido na altura de 1,3m do solo. Cerca de 18 árvores são encontradas no Japão.

kamo no kusu wikipedia canforeira gigante de Kagoshima
Kamo no Kusu – fonte Wikipedia

KAMOU NO OOKUSU 【蒲生の大楠】(Grande Canforeiro de kamo) – Kagoshima

Localizada na província de Kagoshima, cidade de Aira, dentro do Kamou Hachiman Jinja【(蒲生八幡神社)】, o canforeiro 【楠 kusu】tem cerca de 1.500 anos.
Apresenta medida de circunferência do tronco de 24,22m e altura de 30m, suas raízes atingem 33,5m. Todos os anos no terceiro domingo de Novembro é realizado o AKI MATSURI (Festival do Outono), ao som de tambores tradicionais.

Em 1985, um forte taifu número 13 arrancou galhos da árvore gigante, desde então a população não mede esforços para manter e proteger contra quaisquer danos que possam ser causados ao Kamou no Ookusu.

Kamou no ookusu Canforeira gigante de Kagoshima Kamou Hachiman Jinja
fonte http://www.city.aira.lg.jp/
Kamou no ookusu Kagoshima Kamou Hachiman Jinja
Kamou Hachiman Jinjya – fonte http://www.kagojinjacho.or.jp/

Local: Kamou Hachiman Jinjya【蒲生八幡神社】
Endereço: Kagoshima-ken Aira-shi Gamou-chō Kamigyūtoku 2259 – 1
Telefone: 0995-52-9029 – homepage
Acesso:   40 min de carro da cidade de Kagoshima (JR Kagoshima Chuo Eki)
20 min do Aeroporto de Kagoshima

Curiosidade: a seiva da árvore canforeiro é extraída para fazer a cânfora, substância branca e cristalina com forte odor característico.Diz-se que seu cheiro é inibidor de aranhas e traças. Conhecida desde a antiguidade, a cânfora é utilizada como incenso e no preparo de medicamentos. Também utilizada  na fabricação de celuloide e de pólvora sem fumaça.
Diz-se que seu cheiro é inibidor de aranhas e traças. Para tanto, é recomendável a diluição em álcool para o seu borrifamento nas paredes e armários.

Gostou desta informação? Compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA