Preparativos e Dicas para quem vai fotografar Hanabi

0
3090

Dicas para quem vai fotografar Hanabi. Aqui não são dicas técnicas de fotografia, e sim dos preparativos e cuidados que o fotógrafo deverá ter para realizar um bom trabalho, uma boa foto.

CUIDADOS AO FOTOGRAFAR HANABI

Para que você possa tirar o máximo proveito de um festival de fogos de artifício (Hanabi Taikai), tome os devidos cuidados, para evitar surpresas desagradáveis.

Não vá sozinho
Nunca vá sozinho, principalmente se for fotografar. É necessário revezar a visita às barracas de comidas, ao banheiro ou ao estacionamento, para evitar problemas com os equipamentos e com o próprio lugar reservado. A quantidade de pessoas que se aglomeram nesses lugares é muito grande.

Chegue cedo ao local
Para encontrar lugar em estacionamentos e os melhores locais para fotografar, chegue cedo. De preferência na parte da manhã, mesmo que a maioria dos festivais comece após 19:00h. E se for um lugar muito famoso e disputado, chegue logo no início da manhã. Procure saber onde estão os banheiros, tendas de comidas e bebidas, antes de começar a escurecer. E não tenha pressa de voltar para casa; os congestionamentos são gigantescos! Se quiser evitar, saia uns 30 a 40 minutos antes de terminar o festival.

O que levar
Nos locais de hanabi há muitas tendas de comidas, bebidas e guloseimas. Mas devido ao preço, aglomeração de muitas pessoas e por terem comidas que não se adaptam ao paladar de muitos brasileiros, convém levar lanches prontos, mesmo os simples de lojas de conveniência. E como no verão a cada ano fica mais quente, consuma líquidos para prevenir a desidratação e insolação. Leve bateria extra para smartphones, e claro, para os equipamentos fotográficos. Em certos locais, a caminhada é longa; leve uma boa lanterna para iluminar o caminho na volta.

O que trazer de volta
É obvio que você deve trazer de volta o que levar ao local, mas podem acontecer esquecimentos. Não custa lembrar que não deve largar a lona, cadeiras portáteis etc. e principalmente trazer de volta o lixo. Leve sacos plásticos que possam ser amarrados na mochila, para ter as mãos livres para segurar a lanterna etc., na volta. Descarte-o em local indicado pela organização do evento ou leve para casa. Para não esquecer nada, além do check list de equipamentos, contem também o número de volumes que levar: mochilas, bolsas, tripé, sacolas etc. Organize-se para não esquecer nada!

Proteção contra chuvas
Deixe de prontidão os protetores para chuva (para fotógrafo e equipamentos), pois no verão, as chuvas repentinas são comuns. Ainda na luz do dia, procure um local onde possa se abrigar em caso de chuvas muito fortes.

Cuidado com inundações repentinas
Se ficar em baixadas de rios, fique longe do leito. Pode chover forte rio acima e vir uma enxurrada repentina. No verão também favorece a ocorrência de chuvas torrenciais fortíssimas – no Japão chamadas de “gerira gou-u” (ゲリラ: gerira: guerrilha e 豪雨 gou-u: “chuva muito forte”), comparado a uma guerrilha, tamanho o estrago que faz, em tão pouco tempo. Neste caso, não há muito o que fazer, pois os eventos são cancelados.

Posicionamento da câmera para fotografar Hanabi
Saiba os pontos de lançamento e fique a cerca de pelo menos 300 m. Se ficar muito perto, tem o risco de se queimar com grãos de metais quentes, em caso de mudança repentina de vento. Forre uma lona plástica azul (dessas usadas por agricultores e policiais), de tamanho justo necessário, para não causar acidentes.

Texto: Mario Kazuo Murayama – Instrutor na empresa Camera 3 Escola de Fotografia
Foto  : © 2011 Albert Sassa, festival de Ibaraki ken, Jōsō shi.

Leia também:
Calendário de Hanabi de todo Japão
Regras de boas maneiras para apreciar o Hanabi

Esperamos que estas dicas sejam úteis! Compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA