Sua próxima viagem: Japão! Fotografe suas emoções! Focus Japan

0
3259
Sua próxima viagem: Japão! Fotografe suas emoções! Focus Japan

Vai viajar para o Japão? Não importa o seu propósito:  negócios,  estudo, pesquisa, participação em Feira e Eventos, passeio e turismo, etc. Aproveite para conhecer o Projeto Viajando pelo Japão com a câmera na mão! da empresa Focus Japan. Sim, aproveite a viagem ou parte da viagem para fotografar viajando pelo Japão!


Já pensou em ir ao Japão com o propósito de fotografar?

Este convite é para o profissional fotógrafo e para quem tem a fotografia como hobby! E também para quem deseja captar emoções e cenas através dos olhos e eternizar momentos de uma viagem…

Para um turista é muito fácil, viajar e fotografar pontos turísticos ou paisagens que despertarem interesse, admiração ou motivação. Nos dias atuais, as câmeras digitais facilitaram bastante o trabalho de captação de lindas imagens, sem necessidade de utilizar técnicas complicadas da arte de fotografar.

A Empresa Focus Japan, sediada na província de Mie, área central do Japão, vem realizando trabalhos fotográficos nestes últimos 20 anos em todas as partes do arquipélago japonês. Administrada pelo fotógrafo profissional Matsuo Sato, vem realizando além de cursos de formação e especialização de fotógrafos, um vasto programa de saídas fotográficas. Este evento reúne fotógrafos e simpatizantes da fotografia para explorarem ao máximo diversos pontos interessantes de um cenário escolhido: natureza, construções, paisagens urbanas, paisagens noturnas, etc.


Qual a diferença então de ser acompanhado por um profissional?

Viajar e fotografar é fácil. Como dissemos no início deste artigo, qualquer pessoa poderá realmente registrar em fotos sua viagem, tendo um equipamento simples ou mesmo um celular.

Quando somos integrantes de um grupo para um programa de visitas organizadas por uma agência de turismo, por exemplo, temos o tempo contra nós. Uma vez que o itinerário é programado, não podemos dispor de muito tempo para procurar um lugar ótimo, um bom enquadramento, uma boa de luz para realizar uma foto conforme nossos objetivos. Temos que acompanhar o grupo…

Quando realizamos turismo junto com familiares ou amigos locais, temos a nosso favor o tempo. Uma vez em companhia de conhecidos, é possível negociar uma esticada no período de visitas a um local, assim, poderá reunir condições para a fotografia.

Mas aqui vai um porém. Amigos e familiares poderão conhecer os locais propícios para uma bela foto. Poderão acompanhá-lo a diversos pontos que são comuns aos demais turistas que visitam o local. Uma boa foto, também exige um bom local e condições específicas para enquadramento e composição.  Este é o diferencial.

Um fotógrafo profissional conseguirá imagens diferentes do mesmo local, pois estará sempre procurando diversos pontos para focar seu objetivo e conseguir uma ótima composição para a imagem desejada.

Se você for acompanhado por um profissional, acostumado a fotografar diversos pontos do Japão, terá a assessoria e acompanhamento necessário com informações úteis para conseguir realizar um bom trabalho. Ele está acostumado a procurar e encontrar ótimos pontos para fotografar o seu objetivo, pontos que somente fotógrafos conhecem. Por isso o trabalho deles sempre tem um diferencial, originalidade e criatividade no resultado final.

Ilustração: O Japão é expert em apresentação de fogos de artifício (hanabi). Muitos festivais acontecem no verão (entre julho e agosto). É um espetáculo de cores, luzes, magia e tecnologia. Veja só:


Quais as outras vantagens de ser assessorado pela Focus Japan?

Sabemos que o Japão é um local onde as estações do ano são bem definidas. Conhecer o calendário de floração das cerejeiras ou calendário de coloração das folhas no outono faz uma grande diferença. Dependendo da região desejada, o período poderá ser diferente de outras regiões. Condições climáticas também definem o resultado positivo de uma foto.

Horário é outro fator definitivo para uma boa foto. Começar a fotografar as 8 horas da manhã dará um resultado diferente de começar a fotografas as 5 horas da manhã. Dependendo do tipo de foto desejada, o horário a ser definido é de grande importância.

Estar acompanhado por pessoas que dominam o idioma local, facilitará condições para reunir todas as informações necessárias para cumprir um bom programa de atividades. Negociação, coleta de dados, reservas, solicitação de autorização para fotografar, etc, são alguns itens que poderão ser facilitados quando compreendemos o idioma japonês.

[huge_it_slider id=”38″]


Quem pode participar do Projeto Viajando pelo Japão?

Qualquer pessoa que queira vir ao Japão! Poderá ser somente com objetivo de fotografar e permanecer por alguns dias ou semanas. Também é benvindo àquelas pessoas que estão viajando para o Japão a negócios ou estudo e tem na sua programação alguns dias em off. Poderá aproveitar estes dias para planejar uma viagem fotografando o Japão.

Pessoas que não tenham domínio da técnica de fotografar também são benvindas. Lembrando que a Focus Japan é também uma empresa responsável na formação de fotógrafos, poderá ser um incluído um curso rápido, conforme suas necessidades e prioridades.

Digamos que você tenha um trabalho específico a ser realizado, por exemplo: fotografar templos e castelos do Japão, fotografar vulcões, fotografar gueixas e arredores de Kyoto, fotografar construções e edifícios de Tokyo, fotografar pratos culinários. Enfim, os motivos podem ser variados.


O que a Focus Japan poderá fazer por você?

Dependendo do seu objetivo, do período em que deseja fotografar, estará sendo elaborado em conjunto, um Programa de saídas fotográficas, com datas,  horários e locais a serem definidos. Isto levará em conta também o seu orçamento.

Toda a logística, desde a recepção no aeroporto, locomoção para fotografar, será de responsabilidade da empresa. Por isso não precisará se preocupar em como chegar aos locais pretendidos. Se houver necessidade de fazer reservas, será antecipado para cumprir o cronograma de sua viagem.

Se você não dispõe de acessórios fotográficos, poderá ser providenciado através de locações em casas especializadas (tripé, flash, lentes, etc)

É também uma oportunidade para conhecer o trabalho de outros fotógrafos que estão no Japão. Trocar idéias, conhecer novas técnicas, aprender diferentes argumentos, tudo isso poderá acrescentar experiência e novas motivações para trabalhos futuros.

 


Quem é Matsuo Sato

Fotógrafo radicado no Japão desde 1990. Atividades:  fotógrafo de eventos sociais e paisagens, instrutor de curso de formação de fotógrafos, repórter fotográfico em revista especializada para comunidade brasileira. Responsável pela programação de inúmeras saídas fotográficas pelo Japão, com o objetivo de formar e integrar amantes da fotografia. Organiza anualmente uma exposição de fotos, incentivando os estrangeiros, principalmente os brasileiros, a realizarem um bom trabalho e apresentarem em exposição.

 

[huge_it_slider id=”36″]

Membro:
The Photographic Society of Japan, Japan Foreign Photographers Association, Photo Festival in Japan

LivrosA Fotografia sem Segredos (2000)
E-Book:  Saiba como fotografar lindas paisagens (mar/2015)Vamos descobrir o Japão (dez/ 2015)

Onde encontrar no facebook: perfil Matsuo Sato, fanpages:  Focus Japan,  Vamos conhecer o Japão. Cola aí!, Photo Festival in Japan,  Japan Foreign Photographers Association


Como fazer  para participar deste Projeto?

Entrando na homepage Fotografe.jp poderá conhecer alguns trabalhos fotográficos realizados por Matsuo Sato, que será o responsável pelo seu Plano de Viagem. Entre em contato, informando o época do ano em que está planejando viajar. Descreva alguns motivos ou todos os motivos que deseja fotografar. Se possível informe quantos dias pretende estar fotografando. Assim será mais fácil para elaborar um plano de viagem.

O projeto abrange todos os países de língua portuguesa e espanhola.

Projeto Viajando pelo Japão com a câmera na mão
Para conhecer detalhes visite a Homepage: Fotografe.jp

 

DEIXE UMA RESPOSTA