Goshuin, colecione os carimbos dignos dos deuses

0
3469

[huge_it_slider id=”12″]

 

Uma coleção de carimbos digno dos deuses

O que é Goshuin

  • – (go) – sílaba honorífico adicionados no início de palavras importantes.
  • – (shu) – tinta vermelho / laranja. Esta é a mesma cor vermelhão você vê frequentemente em santuários xintoístas.
  • – (in) – carimbos ou selos, geralmente esculpidas à mão pelos sacerdotes que vivem no templo ou santuário.

O Goshuin é um registro em forma de carimbo grande e escritas distintas que comprova a sua visita a um determinado templo budista ou santuário xintoista. Também é chamado de Shuin.

Goshuin é uma tradição secular e faz parte da cultura religiosa japonesa. Inicialmente eram utilizados como recibos para os peregrinos viajantes que doavam pergaminhos de oração escritas à mão aos templos.

Para os turistas estrangeiros, o vermelhão brilhante e dinâmico é visto como sendo símbolo da cultura japonesa, o que o torna um souvenir popular. O estilo é diferente em cada templo. Geralmente é o sacerdote do templo ou kannushi que escreve o nome do templo, o nome da divindade e a data da visita.

Obter o carimbo shuin custa normalmente 300yen a 500yen. Esta quantia é vista como uma doação ao templo. É diferente do “carimbo turístico” oferecido na maioria dos destinos turísticos. Lembrando que não é encontrado em todos os templos e santuários, há exceções.

Goshuinchō ( 御朱印帳 )  

É um livro especial para registrar os carimbos recebidos. O papel no shuinchō é dobrado nas páginas (estilo acordeão), por isso, quando o livro é desdobrado, torna-se esta bela rolagem de caligrafia vermelho e preto. É encontrado também em estilo de álbum.

tipo do goshuin-cho templos e santuarios

Também é chamado “shuin-cho”; normalmente o sufixo honorífico “go” é acrescentado para demonstrar respeito pelos templos e pelas divindades.

Nos templos grandes, o shuin-cho pode ser adquirido por 1000-2000 yen, mas alguns templos famosos oferecem o seu próprio shuin-cho. Num livro cabem entre 20-40 carimbos. Além dos templos, os livros também estão disponíveis em papelarias e livrarias. Também são vendidos online. Website de venda de Goshuin-cho: Holly Hock

São encontrados à venda goshuin-cho com uma infinidade de estampas, agradando todos tipos de gostos, credos, gerações. Desde os mais tradicionais aos estilos mais modernos, inclusive com estampa de personagens populares como Hello Kitty, para agradar o público jovem.

[huge_it_slider id=”11″]

 

Local para obter o carimbo no templo

Em templos budistas, pode obter o shuin em locais designados : 御朱印所 (Goshuin jo), 朱印所 (Shuin jo), 納経所 (Nokyo jo)
Em santuários xintoístas, pode obtê-lo nos locais: 授与所 (Juyo jo), 社務所 (Shamu sho).

goshuin carimbo digno dos deuses 1

 

(Goshuin wa doko de morae masuka?) Onde posso obter um carimbo goshuin?
(Goshuin wo onegai shimasu) Por favor, dê-me um carimbo shuin.

Normalmente o carimbo é recebido na hora. Dependendo do montante de solicitamos naquele momento, é pedido ao visitante retornar em alguns minutos ou horas para retirar o seu livro já carimbado.

Aqui é importante:

Ao contrário dos carimbos de viagem, o goshuin tem um significado religioso, por isso é necessário demonstrar respeito. Goshuin são sagrados e devem ser tratados como tal:

  • Primeiro assista a cerimónia religiosa
  • Use apenas os livros de shuin-cho. Não use cadernos ou livros de carimbos turísticos.
  • Prepare a quantia exata de dinheiro.
  • O carimbo não é comprado, é recebido, então deve sempre agradecer.
  • O Goshuin é uma prova da sua visita ao templo, então deve pertencer somente a si; não o dê a outras pessoas

Ricardo Kawamorita Goshuin, carimbo digno dos deuses Nara

Depois de ler este artigo, quando você fizer sua próxima visita ao templo budista ou santuário xintoísta, não esquecerá de levar o livro goshuin cho e receber o carimbo de recordação.

Fonte: http://www.kyotoursjapan.com/ - https://www.japanhoppers.com.br
Foto de Nara - fotógrafo Ricardo Kawamorita

Gostou destas informações? Compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA