Yokkaichi Naya Plaza, uma ex-escola transformada em Centro Cultural

0
2915

No Japão encontramos escolas construídas há muitos anos atrás. É comum encontrar construções de 100 anos atrás, ainda sendo utilizada após reformas e construção de novas instalações.

Porém o arquipélago japonês a cada ano que passa, tem um número decrescente de crianças, uma taxa de natalidade muito baixa, e isto repercute no número de alunos cada vez menor nas escolas.

No interior é comum encontrar escolas com poucos alunos, cerca de 10 a 20 alunos no Shoggako (são 6 anos de curso). Muitas vezes, as crianças de séries diferentes são agrupadas em uma mesma classe para as aulas.

E tem escolas que fecham as portas. As crianças restantes são transferidas para uma outra escola mais próxima. Mas para o Japão que tem como lema o MOTTAINAI (não disperdiçar) e o RECICLÁVEL também procura outras alternativas para ocupar estas construções, que um dia sediaram uma escola primária.

YOKKAICHI NAYA PLAZA

Um exemplo disso é o YOKKAICHI NAYA PLAZA. Localizado na cidade de Yokkaichi em Mie.
A escola que inicialmente foi construida no final dos anos 20(entre os períodos das Grandes Guerras). Em 1965, uma parte do prédio foi desocupada para demolição. Nesta ocasião os bombeiros locais aproveitaram para fazerem um treinamento de incêndio. Uma vez que seria demolida, atearam fogo para estudar todas as possibilidades de alastramento que poderia ocorrer num incêndio dentro de uma escola.

Uma parte não foi demolida e passou por reformas e ampliação de instalações. A escola funcionou até o final do século 20, quando fechou as portas.

No lugar, após uma reforma geral, foi instalada a NPO NAYA  e todas as salas ganharam equipamentos modernos como microfones, projetores, telas, computadores, etc.
Estas salas são alugadas para diversos setores da sociedade, empresas, instituições, particulares para cursos, treinos, exposições, palestras, ensaios. Inclusive o TAIKUKAN, a quadra esportiva também tem sido utilizada pela comunidade local.

Revelacao e edicao de arquivos RAW (Fotos de Hanabi) em Yokkaichi. NAYA PLAZA YOKKAICHI
Revelação e edição de arquivos RAW (Fotos de Hanabi) orientação de Matsuo Sato (Japan Foreign Photographers Association)

Atualmente crianças, adultos, mães, profissionais, idosos, a comunidade tem se beneficiado deste espaço cultural e esportivo.

ATIVIDADES EDUCACIONAIS, CULTURAIS, ESPORTIVAS

naya-plaza-yokkaichiO mais interessante é que instalações como banheiro, pias e lavatórios são conservados da mesma forma como as crianças utilizavam. As sapateiras e os armários internos das salas de aula também. De um lado, conservou-se as lousas tradicionais e na outra parece, utilizado lousas modernas.

Quem não conhece uma escola primária (shoggako) no Japão, talvez não saiba que cada sala de aula tem duas portas  de entrada e janelas voltadas para o corredor e também para o pátio externo. Assim, é possível checar as atividades escolares do lado de fora, sem interferir na aula do professor. Estas salas são utilizados por empresas, escolas, instituições, grupos particulares para diversos tipos de aula, cursos, palestras, seminários.

As salas de aula de cultura japonesa feitas pelos em salas especiais (WAFU), com tatami e decoração própria são utilizadas agora pela comunidade também para ministrar cursos de cerimônia do chá, vestimenta de kimono, etiquetas sociais, etc.

A cozinha totalmente equipada que antes era utilizada pelos alunos para aprendizagem da culinária básica também é reaproveitada para cursos de culinária, ikebana, artesanato e outras atividades.

A sala de música (não tirei foto por que estava sendo utilizada), é muito procurada para treinos, ensaios de instrumentos musicais, corais, grupos de dança, etc.

As estantes da biblioteca estão disponibilizados na parede do corredor no 1ºandar. Quem tiver interesse poderá ler os livros ali dispostos.

Uma das salas do 1º andar fica a sede de uma sub-prefeitura de Yokkaichi. Serviços como copiadora, impressora estão à disposição também.

GALERIA DE FOTOS NAYA PLAZA


naya-plaza-4NAYA PLAZA YOKKAICHI
〒510-0045 三重県四日市市蔵町4-17
Mie-ken, Yokkaichi-shi, Kuramachi, 4−17
tel 059-357-1370
homepageTabela de preços e reserva


O que você acharam?
Não é interessante a idéia de reaproveitar a instalação de uma escola
para promover eventos culturais, educativos e esportivos
voltados para a comunidade local?

Gostaram destas informações? Compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA