10 Coisas do Japão que sentimos falta no Brasil

0
88100

Quem morou no Japão e vai embora em definitivo, ou quem mora aqui e vai passear por um longo tempo no Brasil, tem saudades ou sente falta de algumas coisas dos cotidiano japonês. Acostumamos e nos adaptamos a esta cultura tão bem que até faz falta quando não temos à disposição.

Os ítens são muitos, não caberia nesta postagem. Selecionamos os 10 itens que seriam mais comuns para todos. Será que você também sentiu ou sente falta destes ítens?


  1. Praticidade : Lojas de conveniência (konbini)

konbini 10 Coisas do Japão que sentimos falta no BrasilSeven Eleven, Circle K, Lawson, Mini Stop, Family Mart. Estas são as redes de lojas de conveniência espalhadas em todo o Japão. Encontramos um pouco de tudo: alimentos, bebidas, cigarros, revistas, jornais, sorvetes, sobremesas, obentô, onigiri, sanduiche, condimentos, material de higiene e limpeza, papelaria, guarda-chuva. Os serviços também são ótimos: ATM, compra de bilhetes, pagamentos de contas, takyubin, caixa do correio, selos, etc. Aberto 24 horas, 365 dias no ano. Em muitas lojas tem free wi-fi. E as novidades: você encontra os lançamentos de salgadinhos, balas, batatas fritas, lamen instantâneo, chocolates.


2. Comodidade : Máquina automática

10 Coisas do Japão que sentimos falta no Brasil maquina automatica jidouhanbaikiToda esquina tem uma. As máquinas JIDOU HANBAIKI oferecem bebidas quentes no inverno e geladas no verão. Não dá para ficar sem. A variedade é muito grande e sempre tem novidades. Mas não é só bebida que é vendida em máquinas automáticas. Encontra-se quase tudo que imaginar: cigarros, lenço de papel, absorvente feminino, banana, ovos, flores, bentô, lamen, cachorro quente, pães, toalhas (em casas de banho). São práticas e sempre estão abastecidas. Tendo algumas moedinhas, é sempre possível comprar. As máquinas também aceitam cédulas.


3. Organização: Limpeza

Todo lugar tem um cesto de lixo, separado por tipo de material (lixo que queima, não queima, latas, pet, vidros). Os parques e as vias públicas de um modo geral são limpas e bem cuidadas. Mesmo nas pequenas cidades, encontramos um parque (koen), para descanso e lazer da comunidade. Na realidade a implantação de parques em todo Japão, teve como objetivo oferecer uma opção de refúgio em caso de desastres naturais (depois que um grande incêndio destruiu parte da cidade de Tokyo).


4. Atendimento ao público

10 Coisas do Japão que sentimos falta no Brasil atendimento ao publico omotenashiSeja em repartições comerciais ou públicas, não temos muito para reclamar do atendimento. Às vezes pode até demorar, mas com certeza sempre acompanhado de um pedido de desculpas pela espera. Entrar em lojas e sentir livre para escolher, sem ter alguèm informando que tem outras cores, outros tamanhos… Entrar, olhar, experimentar e sair sem comprar nada, e ainda recebe um ARIGATOU GOZAIMASHITA e volte sempre!


5. Hábitos

Entrar em casa e tirar o sapato é algo que se faz mecanicamente no Japão. Jogar papel higiênico no vaso depois do uso. Esperar o semáforo verde para atravessar a rua. Formar fila naturalmente para  entrar no trem, no ônibus ou qualquer outra situação. Lavar a garrafa de pet, tirando o rótulo e separando a tampa. Motorista entrar pelo lado direito no carro. Hábitos que inicialmente foram estranhados, porém adaptados no dia a dia. Voltar ao Brasil, e desacostumar com isso, leva tempo.


6. Transporte e locomoção

10 Coisas do Japão que sentimos falta no BrasilAcostumamos a ir de bicicleta a todo lugar: trabalho, escola, compras, lazer. Consultamos os horários dos trens pois são pontuais e nos programamos com mais facilidade para deslocar-se de um lugar para outro. A pontualidade é tão religiosa que se atrasa um minuto, o alto falante já emite mensagem pedindo desculpas e informando o motivo do atraso. Ônibus são confortáveis, com ar condicionado e você só paga o trecho que percorreu.


10 Coisas do Japão que sentimos falta no Brasil7. Lenço de papel (Tissue)

Se tem algo com mil e uma utilidades é o lenço de papel. Com vários formatos de embalagens, não pode faltar no dia a dia, em casa, na escola, no trabalho, no carro.


8. Family Restaurant e Fast Food

10 Coisas do Japão que sentimos falta no BrasilNo Japão, em qualquer cidade do interior ou nas metrópolis encontramos o FAMI-RES (restaurante popular) ou lojas de fast food (sanduiches, sushis, sobremesas, sorvetes, pizzas, etc). O atendimento é rápido, menu diversificado e trocado a cada estação do ano, e os preços são bem acessíveis. Bikkuri Donkey, Sushiro, KappaZushi, Yoshinoya, Nakaya, Gusto, Kare House Ichiban, Karubi Ichiban, Totomaru, Sukiya, Saizeriya,  etc.


kuroneko-yamato 10 Coisas do Japão que sentimos falta no Brasil9. Serviço de entrega: Takyubin

Se tem um serviço bem estruturado é o de entregas de mercadorias e correspondências realizadas pelo Correio e também pelo Takyubin. Rápido, seguro e confiável. Desde um envelope até sua mudança (takyubin) tudo pode ser enviado para qualquer lugar do Japão.


10. Segurança e tranquilidade

A segurança é um dos ítens que sentimos mais a diferença. Andar com tranquilidade nas ruas e no trânsito. Nenhum lugar é 100% seguro, mas com certeza, a sensação de segurança é maior no Japão.


 Leia também:

10-coisas-do-brasil-que-sentimos-falta-no-japao

DEIXE UMA RESPOSTA