[huge_it_slider id=”29″]

Grande Festival de Lanternas de Ishiki, Mikawa
三河一色大提灯まつり

Com uma história orgulhosa de mais de 450 anos, este festival de Mikawa Isshiki Santuário de Suwa em Nishio, Aichi faz parte das tradições culturais da província. Lanternas enormes medindo entre 6 e 10m de altura são penduradas, balançando ao crepúsculo. É uma visão fantástica sobre as lanternas iluminadas, adornada com figuras lendárias e históricas, flutuando no céu à noite.

A origem desta tradição remota aos 1558-60, mais de 450 anos atrás (época em o Brasil estava sendo descoberto). Inicialmente o santuário Suwa de Nagano rezavam para assustar os maus espíritos que destruiam colheitas e pescas entre o verão e outono. E tornou-e um costume acender uma fogueira. Dizem que esta foi a origem do atual Festival de lanternas.

Durante 100 anos, os sacerdotes xintoístas queimaram uma fogueira neste ritual. Quando este procedimento tornou-se inconveniente, foram substituídas por lanternas que eram penduradas em varas de bambu. Em meados da era Edo (por volta de 1720) as varas de bambu foram substituídas por pilares de madeira e as lanternas aumentaram de tamanho e ganharam a pintura aplicada em tons de vermelho forte. As lanternas tornaram-se maiores ainda, ganharam  pilares fortes de madeira que suportavam o peso e a pressão do vento e um telhado coberto.

Lanternas gigantes emitem uma profunda luz

A lanterna de papel chochin é uma iluminação tradicional japonesa que consiste em uma armação de bambu coberto com papel e uma vela na parte inferior.
No Suwa Jinja de Isshiki em Nishio encontramos as lanternas gigantes, no total de 12. As menores lanternas tem 6m de comprimento e 3,6m diâmetro. As maiores tem 10m de altura e 5,6m de diâmetro.

Uma cena imperdível é o momento do levantamento das lanternas. É possível através dos movimentos dos integrantes do evento sentir a história que foi passada de geração a geração, nos pequenos rituais que envolvem todo o Festival. (no video abaixo)

[huge_it_slider id=”28″]

 

Um dos momentos mais emocionantes do evento é quando as velas gigantes de 1 metro de altura pesando 93 kg  são acesas dentro das lanternas gigantes. Programado para as 19:00h do dia 26/8 (sexta-feira). Neste momento as lanternas emitem uma profunda luz, impressionante. Os motivos aplicados nas lanternas explodem num colorido muito especial, criando uma atmosfera surreal.

Cada lanterna recebe uma vela de 93 kg - fonte network2010.org
Cada lanterna recebe uma vela de 93 kg – fonte network2010.org
montagem dos suportes das lanternas gigantes de Isshiki 5
Fonte site oficial da cidade de Nishio http://www.240kanko.com/?page_id=3058

Programação do Festival

 

Quando:
sexta-feira dia 26 ago
08:00 – levantamento dos pilares de madeira e do telhado;
10:30 – 12:00 levantamento das lanternas gigantes
15:00 – cerimônica xintoísta no Suwa Jinja
19:00 – Cerimônia de iluminação das lanternas;
23:00 – encerramento.
17:00 – recolhimento das lanternas

montagem das lanternas

Localização

〒444-0423  Isshiki Suwa Jinja: 129, Miyazoe, Isshiki, Isshiki-cho, Nishio-City, Aichi
Estacionamento gratuito para 1,500 veículos

Acesso:
A partir de estação de Nishio da Linha Nishio Meitetsu, tomar ônibus Meitetsu Tōbu Kotsu  com destino a Mikawa Isshiki, e descer em Isshiki Daihōbashi (一色大宝橋)

O vídeo abaixo, é um documentário, longo de quase 7 minutos, em japonês. Mas é completo, e as imagens são de fácil compreensão. Assistindo este video, confirmamos que não se trata somente de um Festival, mas sim uma cerimônia com profundos significados, e rituais que se repetem a gerações.

Mapa do Suwa Jinja

Gostaram destas dicas? Compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA