Gestantes: suas dúvidas sobre cuidados necessários com o coronavírus

0
1848
gestantes, coronavirus, influenza, norovirus, tratamento domiciliar

A infecção do coronavírus é muito recente, estudos ainda são sendo realizados.

Lendo artigos do Brasil, Estados Unidos e Japão, verificamos que há algo em comum: Gestantes tem o mesmo risco que outra pessoa qualquer para ser infectado.

Por isso tendo os cuidados normais de prevenção, higienização e tratamento de sua saúde, com boa alimentação e boas horas de sono, não terá problemas na gestação.

É importante não se estressar. Quando tiver dúvidas, consulte o seu médico, de preferência por telefone. Evite ir ao consultório, além do programado.

Para o atendimento pré-natal de gestantes sem risco epidemiológico ou clínico para a infecção pelo COVID-19, os cuidados, segundo a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetricia) serão aqueles usuais com a higienização das mãos. “Dentre estas orientações salienta-se evitar aglomerações, contato com pessoas febris e contato com pessoas apresentando manifestações de infecção respiratória. Considerar que a higienização das mãos, evitar contato das mãos com boca, nariz ou olhos são as medidas mais efetivas”.

Gestantes correm maior risco de contrair coronavírus?

O risco de infecção é igual para qualquer ser humano que entrou em contato com secreções ou gotículas de pessoas infectadas. Portanto a gestante corre o mesmo risco de contrair a doença que todos os demais.

  • Nenhuma evidência mostra que estar grávida aumenta o risco de uma mulher contrair COVID-19 ou o risco de desenvolver sintomas graves se ela tiver a doença.
  • Especialistas acham que as mulheres grávidas têm a mesma probabilidade que o público em geral de desenvolver sintomas se infectadas com o novo coronavírus. As informações atuais sugerem que os sintomas tendem a ser leves a moderados.

Como o organismo da gestantes reagem diante do coronavírus?

A diferença da gestante está justamente na resposta do organismo ao vírus, pois as modificações imunológicas pelas quais a mulher passa durante a gravidez podem facilitar complicações no quadro de diversas doenças. Então, mesmo que ainda não existam dados sobre a reação das gestantes diante do novo coronavírus, já observamos essas complicações na epidemia do H1N1, em 2009, e a recomendação é, sem dúvida, a prevenção.( citado em Tribuna)

As gestantes fazem parte do grupo de risco?

As gestantes não estão sendo incluídas no grupo de risco até então. A maioria dos vírus que causam quadros de resfriados nas gestantes não causa nada para o bebê. E parece que esse novo coronavírus é mais um deles. Ter Influenza para a grávida é potencialmente mais grave do que ter o coronavírus, por exemplo. É bem pouco provável que as gestantes tenham complicações pelo coronavírus. (citado Pais e Filhos)

As mulheres grávidas com COVID-19 transmitem para fetos e recém-nascidos ?

O SARS-CoV-2 parece se espalhar principalmente através do contato próximo com indivíduos infectados por gotículas respiratórias. Não está claro se as mulheres grávidas com COVID-19 podem transmitir o vírus verticalmente para fetos e recém-nascidos (antes, durante e após o nascimento). No entanto, informações recentes sobre bebês nascidos de mães do COVID-19 revelaram que nenhum dos bebês estava infectado. Além disso, o SARS-CoV-2 não foi detectado em amostras de líquido amniótico ou leite materno. Embora haja informações limitadas sobre a transmissão vertical de outros coronavírus (MERS-CoV e SARS-CoV), nenhuma transmissão vertical foi relatada ainda. (citado Kenye IC, ind farmaceutica)

Ficar doente com o COVID-19 aumenta o risco de aborto espontâneo ou outras complicações?

Um risco aumentado de aborto espontâneo ou malformações fetais não foi documentado em mulheres grávidas infectadas com COVID-19, de acordo com o CDC. Com base em dados de outros coronavírus, como SARS e MERS, o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas observa que as mulheres grávidas que recebem COVID-19 podem ter um risco maior de algumas complicações, como parto prematuro . No entanto, esses dados são extremamente limitados e a infecção pode não ser a causa direta do nascimento prematuro. (citado em Health Harvard)

  • Um estudo com nove mulheres grávidas infectadas com COVID-19 e com sintomas mostrou que nenhum de seus bebês foi afetado pelo vírus. O vírus não estava presente no líquido amniótico, na garganta dos bebês ou no leite materno.
  • Outro estudo com 38 mulheres infectadas com COVID-19 constatou que nenhum dos recém-nascidos apresentou resultado positivo para a doença.
  • Dois relatos de casos de bebês nascidos de mães infectadas com SARS-CoV-2 demonstraram que os bebês tinham níveis elevados de anticorpos para o vírus, mas não demonstraram nenhuma evidência clínica de infecção pelo vírus

Recomendações no Japão

Para quem está grávida ou deseja engravidar
Foi publicada uma newsletter para gestantes ou que desejam engravidar, atualizada em 31/03/2020 no site do Japan Society for Infectious Diseases in Obstetrics and Gynecology (JSIDOG)

Pontos importantes para gestantes

  • Evitar reunir-se em espaços fechados, refeições em estilo buffet e passeios desnecessários. Lavar bem as mãos.
  • Realizar o trabalho escalonado, em horários para evitar multidões, caminhar ou usar um carro particular ao invés de transporte público, ou trabalhar em casa.
  • Se houver pessoa infectada ou com suspeita, evite o contato direto por longo período (mais de 15 minutos), procurando estar sempre em recintos separados.
  • Se ocorrer uma nova infecção por coronavírus em sua família ou local de trabalho, entre em contato com o Centro de Saúde.
  • Evite o contato desnecessário com pessoas que apresentam sintomas como tosse, febre, locais com fumantes.

Teste PCR

  • O teste PCR , único método de teste, pode acusar negativo, apesar da pessoa estar infectada, portanto continue sempre tomando as precauções e observando as oscilações de sua saúde.
  • O teste de PCR foi incluído na cobertura do seguro saúde, porém as instituições médicas ginecológicas ainda não realizam o teste. Procure o Centro de Saúde autorizado.

Consultas

  • Ao realizar a consulta, informe em detalhes os sintomas, histórico, medicações, quando e que tipo de sintomas tem.
  • Gestante com febre superior a 37,5C ou mal-estar por mais de 2 dias, consultar instituição médica.
  • Se sua gravidez for normal, poderá ficar em casa. Se você tiver algum tipo de sintoma obstétrico, como sangramento irregular, dor de estômago ou sensação de ruptura, ligue para o médico para um atendimento extraordinário.
  • Evite consultar ginecológicas fora da programação no caso de gestantes. Faça medição de pressão arterial em casa registrando. Além disso, se tiver pacientes infectados na sua família, você poderá alterar a data do seu pré-natal. Portanto, consulte o seu médico por telefone.
  • As gestantes infectadas com o novo coronavírus no final da gravidez (antes do parto), realizarão o parto em uma instituição médica designada. Os recém-nascidos não poderá ser amamentado até que ambos sejam negativo para o vírus.
  • Mesmo que não haja transmissão de mãe para filho, a pneumonia em mulheres gestantes pode ser grave devido ao levantamento do diafragma, resultando em ventilação reduzida e congestão fácil. As mulheres grávidas devem ter cuidado para evitar multidões e lavar as mãos com frequência.
  • Relatórios sugerem que o risco de teratogenicidade, aborto espontâneo e natimorto é alto devido à infecção por coronavírus.
    Alguns relatórios comentam a possibilidade de infecção intra-uterina poderá ocorrer com uma certa frequência.
    Um teratogeno é qualquer agente – incluindo fatores ambientais – que causa um anormal desenvolvimento pre-natal . Um termo mais preciso para defeitos de nascimento é “malformação congênita”

Medidas preventivas

  • Independente da presença ou não da infecção os familiares devem abster-se de visitar o recém-nascido para prevenir a infecção.
  • Certifique-se de garantir boa alimentação balanceada, sono suficiente, para permanecer com alta resistência. Não fumar e nem permitir que fumem ao seu redor.
  • Além do uso de máscaras, o mais importante é a higienização das mãos, principalmente quando tocam superfícies tocadas por muitas outras pessoas. As máscaras evitam que as mãos toquem o nariz, a boca.


CUIDADOS A SEREM TOMADOS POR GESTANTES

Divulgado no site da NHK

  • Com o surto de coronavírus, a Sociedade Japonesa para Doenças Infecciosas em Obstetrícia e Ginecologia publicou um documento oferecendo recomendações a gestantes e mulheres que estejam tentando engravidar.z
  • Segundo ela, até o momento não há informações de que mulheres grávidas tenham maior probabilidade de desenvolver sintomas graves devido ao coronavírus. Também não há informações quanto ao vírus causar problemas no feto.
  • No entanto, o grupo avisa que, em geral, gestantes podem ficar em situação grave caso desenvolvam pneumonia.
  • Ele recomenda a mulheres grávidas que tomem precauções como lavar bem as mãos com sabão e água corrente, principalmente após terem saído de casa e antes de refeições. Também recomenda o uso de desinfetantes contendo álcool.
  • Outras precauções incluem evitar entrar em contato com pessoas que tenham febre e tosse, usar máscaras de proteção e evitar tocar nariz e boca com as mãos.

O professor Satoshi Hayakawa, da Faculdade de Medicina da Universidade Nihon, redigiu o documento e diz que entende a ansiedade sentida pelas gestantes. No entanto, ele as exorta a agir com base em informações confiáveis e corretas, pois há todo o tipo de informações errôneas circulando durante um surto de uma doença infecciosa. fonte: NHK

Controle de doenças infecciosas por coronavírus para gestantes

O Governo japonês, através do site do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar, dia 01 de abril de 2020 divulgou folheto explicativo para prevenção da gestantes.

O material está em japonês, para quem tiver interesse, acessar o link. Serão divulgados em clinicas obstetrícias, maternidades, creches e centros de apoio à gestantes.

O conteúdo não é muito diferente do que foi citado acima, apenas mais resumido.

Algumas observações importantes
Às gestantes infectadas é solicitado para entrar em contato com o Depto de Saúde Materno-infantil para receber apoio, inclusive orientação psicológica. O seu médico poderá fazer a indicação.

As gestantes poderão receber na Prefeitura, uma máscara de tecido, no momento da emissão do Manual de Saúde Materna e Infantil.

gestantes, coronavirus, influenza, norovirus

Leituras recomendadas:
Coronavírus – Como fazer o tratamento em casa

DEIXE UMA RESPOSTA