A chuva de meteoros Perseidas, uma das chuvas de meteoros mais brilhantes do ano, ocorrem todos os anos entre de Julho de 17 e de Agosto de 24. As Perseidas são amplamente procuradas porque no seu pico, pode-se ver 60 a 100 meteoros em uma hora a partir de um lugar escuro. Este ano será especial!

[huge_it_slider id=”8″]

 

Perseidas meteor shower

 

Nos dias 11 e 12 de agosto acontece a chuva de meteoros de perseidas, um dos mais importantes do ano. Essa chuva de meteoros pode ser vista a partir do dia 17 de julho a 24 de agosto. O pico será no dia 12 de agosto e esse ano está previsto a maior chuva de todos os tempos, com média de 100 a 150 meteoros por hora.

Essa chuva de meteoros é decorrente do cometa 1862 lll(109P swift-tuttle) que na sua passagem deixa pó e detrito cósmicos na sua órbita, e em agosto a Terra cruza com esses detritos que são atraídos pela gravidade terrestre e se chocam com a atmosfera a mais de 50km/s.

Para quem está no hemisfério norte a chuva de meteoros será mais intensa a partir da meia noite até o amanhecer do dia 11(madrugada do dia 12). A lua também entrará na sua quarto crescente ajudará bastante se pondo logo antes da meia noite e deixando a noite mais escura.  Nesse mesmo dia está previsto uma média de 10 a 20 meteoros por hora.

Já no dia 12, entre 22:00h às 4:00h atravessaremos uma densa camada de partículas, mas o seu pico será entre 8:00h às 22:00h.

A previsão para esse ano é praticamente o dobro das atividades usuais dessa chuva. Segundo especialistas,   a Terra  colidirá com um denso acúmulo de detritos da passagem do cometa swift-turttle. A última passagem foi em 1992 e a próxima será em 2126.

Para onde olhar e quando

-Na noite do dia 11 e 12 se as condições climáticas forem favoráveis no hemisfério norte pode se direcionar olhando a norte e Nordeste (infelizmente no hemisfério sul essa chuva de meteoros não é tão visível quanto ao hemisfério norte).
-Procure locais longe da luz da cidade, quanto mais escuro melhor. Especialistas também indicam que o melhor horário para a visualização da chuva é entre as 2 da manhã até o amanhecer do dia.

Como assistir chuvas de meteoros

  • Confira o tempo : Meteoros, ou estrelas cadentes, são fáceis de detectar, tudo que você precisa é de céu limpo e um par de olhos.
  • Sair da cidade: Encontrar um lugar tão longe quanto possível de luzes artificiais
  • Prepare-se para esperar: Traga algo para sentar-se ou deitar-se sobre. Olhar estrelas e meteoros  é um jogo de espera, faça de modo confortável.
Texto e Fotos de Ney Mitsuki Suguimoto

Fotos da chuva de meteoros tiradas na vila Misugi perto de Tsu, Mie

Chuva de meteoros Perseidas Ney Mitsuki Suguimoto azblog azblogjapao

Chuva de meteoros Perseidas Ney Mitsuki Suguimoto azblog azblogjapao Chuva de meteoros Perseidas Ney Mitsuki Suguimoto azblog azblogjapao Chuva de meteoros Perseidas Ney Mitsuki Suguimoto azblog azblogjapao Chuva de meteoros Perseidas Ney Mitsuki Suguimoto azblog azblogjapao Albert Sassa -Chuva de meteoros Perseidas Ney Mitsuki Suguimoto azblog azblogjapao Chuva de meteoros Perseidas Ney Mitsuki Suguimoto azblog azblogjapao Chuva de meteoros Perseidas Ney Mitsuki Suguimoto azblog azblogjapao

Ney Mitsuki Suguimoto, chuva de meteorosDados do Fotógrafo:                  
Ney Mitsuki Suguimoto  
Fotógrafo de paisagens, estrelas
Siga no Facebook                     

Se você tem alguma dúvida com relação a fotografar a chuva de meteoros,
envie msg inbox para Ney no Facebook

Gostou destas informações? Compartilhe com os amigos!

 

DEIXE UMA RESPOSTA